Mutirão do Governo de Goiás tem pela primeira vez Carreta da Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino

A quinta edição do evento ofereceu inúmeros serviços à população, como o exame de tomografia

A ideia de levar a Carreta da Prevenção ao evento é justamente para facilitar o acesso para quem tem dificuldade de deslocamento e sem condições de pagar.

A 5ª edição do Mutirão do Governo de Goiás aconteceu neste último fim de semana para os moradores da região Oeste de Goiânia. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) esteve presente na ação, oferecendo inúmeros serviços à população local. No total, foram realizados 5153 atendimentos relacionados à Saúde, como ecocardiograma, vacina e teste de Covid-19, doação de sangue, dentre outros. O evento foi realizado entre os dias 13, 14 e 15 de maio, no Conjunto Vera Cruz.

Por meio de agendamento, ou procura espontânea, também foram oferecidos os exames de mamografia, citologia e, pela primeira vez, a população teve acesso aos exames de tomografia. Ainda houve o destaque da Carreta da Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, algo inédito no evento. O aposentado José Francisco Dourado, de 95 anos, foi um dos beneficiados com os serviços. Na fila da regulação para fazer tomografia, viu a oportunidade de agilizar o processo. Há 5 anos diagnosticado com mal de Alzheimer, foi acompanhado da filha e saiu satisfeito. “O atendimento foi bom e muito rápido”.

A novidade da Carreta da Prevenção atraiu ainda a aposentada, Darlene Alves Dias. “Pra mim foi uma mão na roda, moro aqui pertinho, a gente tem que aproveitar. Se for pra pagar é muito caro”, disse.

A Gerente de Atenção Secundária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), Milena Benfica, reforça a importância de oferecer esses serviços.
“Tanto as policlínicas, quanto a carreta, vieram para regionalizar. Quando falamos em regionalização, buscamos também dar acessibilidade a um serviço que antes não tinha’, frisa. Ela ainda argumenta que a grande vantagem da Carreta é que caso o exame apresente alguma alteração, a mulher já é encaminhada para uma unidade mais próxima que tenha mastologista. “O acompanhamento fica muito melhor”, explica Milena.

Balanço dos Serviços da Carreta
A Carreta foi adaptada com equipamentos capazes de realizar exames precisos. Nela, trabalham enfermeira, técnica de radiologia e recepcionista. A Carreta esteve presente em cerca de 50 municípios goianos, entre 2020, 2021 e 2022, para realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau).

Por onde o veículo passou foram realizados atendimentos agendados pelas secretarias municipais de saúde junto ao Complexo Regulador Estadual. Somente no ano de 2021 foram realizados 5.017 exames citológicos e 7.917 mamografias, durante as ações em que a Carreta da Prevenção esteve presente.

A dona de casa, Valdilene Alves, também aproveitou o serviço do Mutirão do Governo de Goiás, que estava do lado da casa dela. “Eu tinha o pedido da médica para fazer a mamografia, mas sem dinheiro para pagar. Ainda bem que teve o atendimento aqui pertinho de casa”. Ao final do evento, foram realizados 93 exames de mamografia, 57 citológicos e 34 tomografias.

Consolidado de todos os serviços oferecidos pela SES
Oftalmologia: 2.010
Vacina Covid: 634
Vacina Influenza: 216
Vacina Tríplice Viral: 181
Teste Covid : 1.242
Doação de Sangue: 117
Cadastro Medula: 16
Ultrassonografia: 64
Doppler de Carótida: 10
Ecocardiograma: 36
Eletrocardiograma: 159
Regulação / GYN: 284
Citológico: 57
Mamografia: 93
Tomografia: 34

Total geral de atendimentos: 5.153

Texto: Yara Galvão/Comunicação Setorial
Foto: Britto 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo