Hospital de São Luís de Montes Belos realiza mutirão de cirurgias gerais eletivas

Em 2022, a unidade do Governo de Goiás realizou 531 cirurgias, entre partos, cirurgias de urgência e eletivas, das quais cerca de 40 apenas durante a força-tarefa, de 2 a 5 de maio

Mutirão reuniu aproximadamente 20 profissionais de equipe multidisciplinar e humanizada

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), realizou um mutirão de cirurgias gerais eletivas, do dia 2 a 5 de maio. Ação foi organizada pela diretoria da unidade do Governo de Goiás administrada pela Organização Social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).  

O hospital mobilizou equipes de diversas áreas com o objetivo de atender pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos. Nesse período, foram realizadas quase 40 cirurgias, das quias 25 procedimentos eletivos de média complexidade que fazem parte do mutirão.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Marina Freitas, cada procedimento durou, em média, 1 hora e 30 minutos. “Embora o número de procedimentos seja grande, a equipe está bem engajada. Tudo ocorreu de forma organizada e tranquila, sem intercorrências”, avalia.

Força-tarefa
Participaram aproximadamente 20 profissionais de uma equipe multidisciplinar e humanizada. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores se empenharam para concluir os procedimentos com êxito.

Marina ressalta que, além da equipe cirúrgica, foi realizada uma “força-tarefa" por outras áreas multidisciplinares do HESLMB. A unidade de trabalho contou com o apoio do Núcleo Interno de Regulação (NIR), serviço de limpeza, lavanderia, farmácia e maqueiros.

Agora, os pacientes que participaram do mutirão estão em recuperação no pós-operatório e ficaram de 24 a 48 horas internados, conforme o quadro clínico. Segundo a enfermeira, normalmente a recuperação é rápida, e os pacientes são liberados para voltar a suas casas. Posteriormente, retornam ao hospital para avaliação da evolução do tratamento cirúrgico.

A equipe multidisciplinar e direção da unidade hospitalar comemora o êxito ao fim do mutirão de cirurgias gerais eletivas. “O sentimento que fica é de vitória, meta cumprida e, sobretudo gratidão por fazer a diferença na vida dessas pessoas e de participar desse momento histórico para o HESLMB”, celebra Marina.

Dayelle Hadassa (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo