Parceria com HGG dá início à residência em psiquiatria no Credeq

Foi assinado nesta quinta-feira, 3 de agosto, o termo de compromisso entre o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq – Prof. Jamil Issi), e o Hospital Geral de Goiânia (HGG) para a transformação do Credeq também em centro de ensino e pesquisa em psiquiatria.

Foi assinado nesta quinta-feira, 3 de agosto, o termo de compromisso entre o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq – Prof. Jamil Issi), e o Hospital Geral de Goiânia (HGG) para a transformação do Credeq também em centro de ensino e pesquisa em psiquiatria. A partir de agora, os alunos residentes de psiquiatria do HGG passarão o último período da formação de especialista no centro de recuperação para dependentes químicos.

A assinatura da parceria contou com as presenças da diretoria das duas unidades de saúde, representantes das duas organizações sociais administradoras das unidades e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), representada pelas superintendentes da SES, Irani Ribeiro e Evanilde Fernandes Costa. Depois de várias reuniões com os envolvidos e com o apoio do secretário de estado da saúde, Leonardo Vilela, a oficialização da união de esforços foi comemorada como um marco da assistência, do ensino e pesquisa da psiquiatria em Goiás.

Em seu pronunciamento, o diretor técnico do Credeq, Tiago Oliveira, disse estar satisfeito com a criação do núcleo de ensino e pesquisa na unidade para que o trabalho já realizado com qualidade possa ser melhorado cada vez mais por meio dos estudos que serão feitos diariamente. Para o diretor, a nova etapa que se inicia é mais um prova de que o estado considera importante este tipo de investimento para o enfrentamento de um problema que é grave e faz parte da realidade de Goiás e do Brasil. “O governo está se livrando do preconceito que sempre envolveu as doenças psiquiátricas e que provocou uma desassistência desastrosa para a sociedade”, comentou o psiquiatra.

Já a diretora de ensino e pesquisa do HGG, Cáritas Marquez, agradeceu a parceria de todos os envolvidos e, em especial, ao empenho da superintendente Irani Ribeiro em transformar a ideia em realidade e pelo trabalho que está sendo realizado para a formação de profissionais de qualidade no estado. Ela também parabenizou aos profissionais egressos da residência do HGG e que hoje fazem parte do corpo de psiquiatras do Credeq.

Logo após a assinatura do termo de compromisso a superintendente anunciou o início do processo de implantação da residência multiprofissional no Credeq a fim de promover a qualificação de toda a equipe envolvida no trabalho de recuperação dos dependentes químicos. Irani ainda informou que está buscando incentivo para ampliar o número de vagas para a residência, tanto médica como multiprofissional em Goiás.

 14 1

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo