Herso é primeiro lugar em transparência entre hospitais públicos estaduais

Unidade do Governo de Goiás em Santa Helena está no top 3 do ranking elaborado pelo Tribunal de Contas do Estdo e e pela Controladoria Geral do Estado

Unidade do Governo de Goiás em Santa Helena registra 79,5% da média de conformidade e transparência

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) conquistou a melhor posição entre os hospitais estaduais no Ranking de Transparência dos Contratos de Gestão do Estado, elaborado pela Controladoria Geral do Estado e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Essa foi a primeira avaliação do ano de 2022. Nela, o Herso, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE) registrou 79,5% da média de conformidade e transparência alcançadas na análise da página de acesso à informação da organização social. 

No ranking geral das instituições contratadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Herso aparece ao lado da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq).

Para alcançar esse resultado, o diretor-presidente do IPGSE, Eduardo Ribeiro, explica que a divulgação constante de dados e documentos relacionados à gestão do hospital é prioridade. “Publicamos os relatórios mensais elaborados em conformidade com a lei. Tudo para atender à publicidade, princípio constitucional que rege os contratos do Poder Público”, afirmou.

A avaliação feita pelo TCE e pela CGE leva em consideração as páginas de acesso à informação do órgão supervisor (contratante) e da OS. Considerando a pontuação obtida pela SES, que foi de 65,22 pontos, e a obtida pelo IPGSE, com 88,5 pontos, a média final ficou em 79,5 pontos.

“A gestão de uma unidade de saúde vai além dos atendimentos prestados. É preciso otimizar os recursos e apresentar de forma transparente como foram usados. Tudo isso reflete na assistência. E o cidadão tem o direito de acompanhar aquilo que está sendo feito na rede pública. Nossa missão é fazer com que atendimentos e informações sejam entregues da melhor forma possível à sociedade. Vamos continuar trabalhando com muito empenho”, concluiu.

Texto: Myla Alves/IPGSE
Fotos: Nathan Cruz

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