Qualidade no diagnóstico contribui para alta resolutividade no atendimento do Hugol

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol realizou 908.679 exames nos dois anos de funcionamento, de julho de 2015 a junho de 2017, com uma média de 37,8 mil exames/mês.

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol realizou 908.679 exames nos dois anos de funcionamento, de julho de 2015 a junho de 2017, com uma média de 37,8 mil exames/mês. Grande parte desse número advém do Laboratório de Análises Clínicas do Hugol, que realiza exames de rotina, emergência e testes especializados em pacientes atendidos na Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva, clínicas de internação e ambulatório de retorno cirúrgico do hospital.

De acordo com Luma Correia, supervisora de Análises Clínicas do hospital, as razões para a crescente demanda por exames laboratoriais ocorre principalmente devido ao surgimento de novos exames com elevado poder de diagnóstico, que, quando são direcionados e os resultados bem interpretados, podem evitar procedimentos mais invasivos, como as cirurgias. “O aumento da oferta de exames com tecnologias cada vez mais avançadas, menos interferência de medicamentos e resultados rápidos, disponíveis no HUGOL, oferece ao médico assistente informações que permitem estabelecer diagnósticos precisos antes mesmo que o paciente apresente sintomas clássicos”, explica a biomédica.

Os exames realizados contemplam as áreas técnicas de Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Gasometria, Marcadores Cardíacos, Uranálise e Parasitologia, por meio de equipamentos modernos com programa de qualidade. Segundo Correia, “os procedimentos laboratoriais do Hugol são acompanhados de controles internos e externos de qualidade, com altos índices de confiança”. No âmbito hospitalar, os resultados devem ser obtidos de forma rápida devido à necessidade de se avaliar, em um curto intervalo de tempo, o quadro clínico de pacientes internados. Os resultados produzidos devem refletir com alto índice de assertividade o quadro clínico apresentado pelos pacientes, assegurando que não haja interferência no processo e garantindo ao público usuário confiabilidade quanto aos resultados gerados nas análises clínicas.

Luma relata ainda sobre o sistema informacional utilizado na unidade, que integra o cadastramento único de pacientes e promove a identificação de amostras por código de barras e a transmissão e impressão de resultados à distância, proporcionando maior segurança ao paciente. “Temos um sistema que transmite os resultados dos exames realizados pelos equipamentos diretamente para o prontuário eletrônico do paciente, por código de barras, proporcionando absoluta segurança na informação enviada e diminuindo o tempo gasto na realização e liberação dos exames. Essas melhorias vêm ocorrendo embasadas, sempre, na premissa de valorizar o paciente e a qualidade nos exames para diagnóstico de inúmeras doenças, proporcionando um padrão de excelência na confiança do melhor resultado em medicina diagnóstica. A alta resolutividade nos exames de diagnóstico e procedimentos médicos que ocorrem no Hugol busca solucionar as necessidades dos pacientes atendidos”, conclui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo