Heja promove ações de conscientização ao câncer de mama

Campanha em alusão ao Outubro Rosa se estendeu pelo mês, com palestras e sorteios de produtos de beleza para pacientes

Para marcar o movimento internacional do Outubro Rosa, em apoio à conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) elaborou uma campanha que se estendeu por diversos dias do mês. As ações iniciaram com a distribuição de laços cor de rosa, cor símbolo da campanha, para as colaboradoras da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Também foi realizada uma palestra na Igreja Assembleia de Deus Madureira e na Faculdade Evangélica de Jaraguá, nos dias 20 e 22, respectivamente. A palestra abordou o tema “Sexualidade feminina e prevenção do câncer de mama”. Já no dia 24, o Hospital promoveu o Dia D do Outubro Rosa. No evento, intitulado de “Pink Day”, foi oferecido curso de automaquiagem, limpeza de pele e sorteio de mamografias e produtos de beleza para pacientes na recepção da unidade.

Segundo a responsável pelo núcleo de pesquisa do Heja e idealizadora da ação junto a Diretoria de Humanização, Thalita Lopes, o objetivo foi conscientizar e valorizar a mulher. “Esse dia foi pensado para ser um dia de conscientização e levar informação da prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Um dia para ser repleto de informações, tanto para colaboradoras como para pacientes”, disse Thalita.

Parcerias

A coordenadora da Humanização, Helga Jaime, buscou parcerias com marcas de cosméticos para promoverem instruções de maquiagem e limpeza de pele. “A ideia foi oferecer um cuidado especial com as colaboradoras e pacientes. Realizamos um sorteio na recepção de mamografias e brindes. Desejamos a todas as mulheres uma atenção especial, reforçando a importância de realizar o autoexame e buscar a prevenção”, reforçou.

Para a colaboradora do Administrativo do Heja Keyla Araujo, o Pink Day foi um momento de descontração e beleza. “Aprendi hoje uns truques de maquiagem e de como pode contribuir para minha autoestima. Eu espero que as mulheres estejam atentas à seriedade do tema e que entendam que o câncer de mama é algo que acontece com frequência. Então, o autoexame permite tomar previdências imediatas que podem salvar vidas”, pontuou a colaboradora.

Brenno Sarques (texto e foto), do IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo