SES-GO lança edital para formação de novos avaliadores de tecnologias em saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, oferece 20 vagas para o curso de Elaboração de Notas Técnicas de Revisão Rápida (NTRR) de Evidências para Avaliação de Tecnologias em Saúde. A inscrição é gratuita e deverá ser feita pela internet até o dia 16 de maio, mediante formulário de inscrição online disponibilizado n link https://form.https://goias.gov.br/saude/inscricoes/cadastro-de-discentes-ntrr-ats 

NTRR é uma ferramenta utilizada pela SES-GO para realizar a avaliação de medicamentos e outras tecnologias não incorporadas pelo SUS, solicitadas administrativamente, pré-judicialmente ou judicialmente pelos usuários e profissionais do SUS ou outros órgãos públicos interessados. Criado em 2019, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da SESG – setor responsável pela produção das NTRRs – subsidia o trabalho da Comissão Estadual de Incorporação de Tecnologias em Saúde (CEITS) da Procuradoria Setorial da SES-GO, Ministério Público de Goiás, Defensoria Pública de Goiás e Justiça Estadual.

“A formação dos profissionais de saúde na produção de NTRRs é necessária, uma vez que os estudos de ATS subsidiam a tomada de decisão gestora diante das ações e demandas relacionadas ao uso de tecnologias em saúde e políticas públicas informadas por evidências. Isso interfere diretamente na melhoria do atendimento da população goiana que utiliza o SUS”, explica a gerente de Pesquisa e Inovação da SESG, Dra. Fernanda Simon Pimenta.

A Nota Técnica de Revisão Rápida é uma forma de revisão sistemática acelerada realizada em equipe em um curto período de tempo, que varia entre 30 e 60 dias. Produto técnico de alta complexidade, exige que pelo menos dois profissionais capacitados façam, separadamente, a busca bibliográfica, seleção de referências, análise de cada estudo pela ferramenta AMSTAR (A Measurement Tool to Assess Systematic Reviews) e extração de dados. 

Após consenso entre estes dois profissionais acerca dos dados extraídos, um terceiro avaliador – denominado docente – realiza uma revisão científica, corrigindo possíveis falhas das várias etapas do processo. “Como muitos alunos/discentes estão fazendo a revisão rápida pela primeira vez, é necessário que o docente atue como autor, para garantir a qualidade dos estudos, fazendo uma revisão científica que vai além da revisão textual e acaba sendo autoral”, explica a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro Meirelles.

A capacitação é uma realização da Coordenação de Avaliação de Tecnologias em Saúde da SESG e será realizada na modalidade presencial, com carga horária de 136 horas. As 20 vagas são destinadas para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde nas esferas federal, estadual ou municipal. O critério de preenchimento das vagas será a ordem de inscrição válida no sistema do FormSaúde.

NTRRs na RESAP

Além de avaliar as tecnologias solicitadas por via administrativa, pré-judicial ou judicial com o objetivo de iniciar o processo de incorporação ou desincorporação de tecnologias pela SES-GO, as NTRRs são utilizadas como fonte de pesquisas científicas e acadêmicas. Exatamente pela riqueza deste produto, todo material produzido no curso será publicado na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, a RESAP.

“A nota técnica terá autoria da dupla discente e do docente facilitador que orientou a dupla durante o curso”, explica a gerente de Pesquisa e Inovação, Dra. Fernanda Pimenta. Ela destaca ainda que cada dupla discente poderá ser convidada pela Coordenação de Gestão do Conhecimento da Gerência de Pesquisa e Inovação para produzir um vídeo curto de divulgação científica. “Esta é mais uma estratégia de divulgação científica da SES-GO. Denominada “De Olho na Pesquisa”, os vídeos são disponibilizados no site da SES-GO para que todos conheçam os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Governo de Goiás, finaliza Fernanda.

SERVIÇO:

O que?

CHAMADA PÚBLICA PARA DISCENTES DO CURSO DE ELABORAÇÃO DE NOTAS TÉCNICAS DE REVISÃO RÁPIDA (NTRR) DE EVIDÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Clique aqui para ver o edital.

Período de inscrições: 25 de abril até 16 de maio
Número de vagas: 20
Público Alvo: Trabalhadores do SUS nas esferas federal, estadual e municipal

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo