HDT promove evento de Sensibilização para o Plano Terapêutico

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) deu início, na manhã desta quinta-feira (10 de agosto), ao evento com o tema “Sensibilização para o Plano Terapêutico”, no auditório da unidade, que terá duração até o dia 16 de agosto (quarta-feira).

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) deu início, na manhã desta quinta-feira (10 de agosto), ao evento com o tema “Sensibilização para o Plano Terapêutico”, no auditório da unidade, que terá duração até o dia 16 de agosto (quarta-feira). A abertura foi realizada com uma aula ministrada pelo Dr. Raimundo Nonato – coordenador médico das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) do Hospital do Coração Anis Rassi e Hospital dos Acidentado e avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação e Accreditation Canadá.

Voltado para a equipe assistencial do hospital e com a finalidade de aprimorar a reflexão do planejamento dos cuidados e o monitoramento de resultados no tratamento de pacientes da unidade, o evento realizará treinamento para o Plano Terapêutico, em horários diversificados. Focar na capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores é uma das prioridades do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – Organização Social (OS) gestora do hospital, para proporciona melhoria ao profissional e também no atendimento aos pacientes.

O plano terapêutico é um conjunto de alternativas definidas a partir da avaliação de cada caso com enfoque multiprofissional e interdisciplinar, que visa obter maior adesão do paciente e de seus responsáveis ao tratamento. Segundo o Dr. Raimundo Nonato, que fez um esclarecimento sobre o plano individualizado, isso implica que “não tem como fazer um protocolo geral, pois cada caso tem sua peculiaridade”, afirmou o palestrante, que salientou a importância da participação do usuário.

Para a coordenadora geral de Enfermagem, Tereza Cristina Duarte, a aula foi esclarecedora. “É importante que a equipe esteja atenta aos pequenos detalhes e tenha uma visão mais sensível ao elaborar o plano terapêutico”, concluiu. Segundo a diretor do DEP, Dr.João Alves, este treinamento é uma oportunidade importante na atividade terapêutica. “É necessário ampliar nossos conceitos e obter novos valores sobre o cuidado com o paciente e da observação de suas necessidades”, salientou o diretor.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo