Carreta da Prevenção oferece atendimento na Cidade de Goiás

Unidade móvel da Policlínica de São Luís de Montes Belos participa de ação do Governo de Goiás na antiga capital, onde Policlínica já em funcionamento aguarda ser inaugurada

Divina Pereira, ao ser atendida para mamografia na Carreta da Prevenção: "Tudo nota dez"

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino está atendendo pacientes na Cidade de Goiás nesta quarta-feira (13/04). O serviço faz parte da Ação Social do Governo de Goiás que está sendo promovida na cidade nesses dias. A primeira-dama de Goiás, Gracinha Carvalho Caiado, visitou a unidade e interagiu com a equipe e pacientes.

A Carreta da Prevenção, como é chamada a unidade móvel, é vinculada à Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos e percorre municípios da macrorregião, de onde são encaminhados pacientes para exames preventivos de câncer de colo uterino e mamografias.

De acordo com a diretora-geral da Policlínica de São Luís de Montes Belos, Marta Selma da Silveira, o atendimento nesta quarta-feira foi de pacientes encaminhadas por demanda espontânea como estratégia para ampliar a atenção à saúde da mulher.

“Essa é uma preocupação do serviço de saúde, porque é grande o número de mulheres que necessitam de exames de alto custo como a mamografia e nossa meta é levar atendimento a toda a população de nossa região de atuação”, frisa.

Pactuação
O protocolo de mamografias é para mulheres acima de 40 anos ou para pacientes que tenham histórico de câncer de mama na família. Normalmente, há uma pactuação das Secretarias Municipais de Saúde junto com a Secretaria de Estado da Saúde de Saúde, para agendamento dos exames na Carreta da Prevenção, por meio da Regulação Estadual. As pacientes são atendidas com hora marcada. Em todo o Estado, já foram realizadas mais de 8 mil mamografias nessas unidades móveis.

A aposentada Divina Xavier Pereira, moradora da zona rural da Cidade de Goiás, foi a primeira paciente atendida pela manhã para mamografia. Aos 66 anos de idade e com seis filhos, ela conta que já fez mamografia antes, mas que é difícil agendamento para cumprir a previsão de realizar o exame todo ano.

“A gente precisava ficar aguardando ou pagar particular para fazer o exame. Agora ficou muito mais fácil com esse serviço que vem até nossa cidade”, comenta. O atendimento, segundo ela, foi rápido e feito com muita atenção pelas profissionais. “É tudo nota dez, desde as meninas da recepção até a mamografia e o outro exame. Estão de parabéns.”

A diretora Marta Selma lembra que os municípios atendidos pela Policlínica de São Luís de Montes Belos estão procurando a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para fazerem o agendamento de visitas da Carreta da Prevenção.

“Em breve, teremos muitas cidades sendo percorridas por essa unidade móvel e vamos levar um atendimento de excelência profissional e muita humanização”, prevê Marta Selma.

Na cidade de Goiás, a Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, está pronta e já iniciou o atendimento. A unidade aguarda para breve a inauguração, pelo Governo de Goiás.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo