SES realiza qualificação para colaboradores de 3 hospitais do interior

Objetivo do encontro promovido pela secretária às unidades do Governo de Goiás é aprimorar ainda mais o atendimento ao paciente

Profissionais se reúnem após atualização do procedimentos utilizados pelo NIR das unidades

Colaboradores dos Hospitais Estadual de Trindade (Hetrin),  Formosa (HEF)  e São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) – unidades do Governo de Goiás administrados pelo Para o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) – participaram de treinamento ministrado pela Secretaria de Saúde (SES-GO), para atualização de procedimentos utilizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável pelo sistema de internações de todo o Estado, e Autorização de Internação Hospitalar (AIH).

O principal objetivo do treinamento foi a atualização dos processos que reforçam o bom funcionamento do NIR dentro das unidades. O setor é responsável pela interação com as Centrais de Regulação para delinear o perfil de complexidade da assistência que a instituição representa no âmbito do SUS e por disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. 

É também o NIR que disponibiliza leitos de internação, segundo critérios preestabelecidos para o atendimento, além de, nos casos que necessitam de transferência, buscar as vagas para acolher os pacientes de forma eficiente e adequada.

Para a enfermeira Aristela Fernanda de Souza Magalhães, do Hetrin, o encontro foi importante para trocar experiência e agregar conhecimento. “Foi um momento muito importante para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro de todas unidades, pois nessas oportunidades sempre surgem assuntos de interesse comum em virtude da qualidade e principalmente agilidade em prestar o melhor atendimento ao nosso paciente”, relata.

Documento hábil para identificar o paciente e os serviços prestados sob o regime de internação hospitalar, fornecendo informações para o gerenciamento do Sistema de Informação Hospitalar, a AIH é gerada sempre que ocorre uma internação em uma unidade pública ou privada ou conveniado ao SUS e é enviada ao gestor da Unidade Prestadora de Serviços.

“Compartilhar momentos dos nossos colaboradores junto à Secretaria de Saúde é de extrema importância para alinharmos os processos, aumentando ainda mais a qualidade do nosso atendimento. A troca de experiência e informações entre as equipes fortalece o trabalho que realizamos junto à população”, explica a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes.

Para o Imed, prestigiar as melhores práticas de capacitação  para alcançar a excelência é prioridade. O resultado desta ação traz resultados que se refletem no atendimento humanizado de alta qualidade dispensado a todos os pacientes que procuram as unidades de saúde geridas pela organização social em Goiás. 

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

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