Profissionais da MNSL participam de treinamento sobre prevenção de quedas

As quedas causam lesões e morte em pessoas de todas as faixas etárias, e a internação hospitalar aumenta o risco do acidente

As quedas causam lesões e morte em pessoas de todas as faixas etárias, e a internação hospitalar aumenta o risco do acidente

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promoveu uma capacitação sobre prevenção de quedas na manhã de hoje, 15 de agosto (terça-feira), voltada aos colaboradores da unidade, com o intuito de preparar os profissionais para o procedimento sistêmico que será implantado a fim de evitar acidentes do tipo com pacientes da instituição. O ciclo de palestras, que se repetirá amanhã (16 de agosto) nos turnos matutino e noturno, para abranger a todos os funcionários, foi ministrado pela coordenadora de Fisioterapia da MNSL, Nayara Oliveira.

De acordo com a palestrante, toda a equipe multiprofissional deve estar envolvida no trabalho de prevenção a quedas. “Apesar do nosso perfil de atendimento ser de baixo risco, muitas pacientes têm particularidades que podem gerar um risco acrescido de queda, por isso todos os profissionais devem estar atentos e tomar cuidados para evitar que isso aconteça”. Segundo Nayara, fatores psicocognitivos; doenças crônicas; funcionalidades prejudicadas; comprometimentos sensoriais; obesidade severa; história prévia de quedas; e o uso de determinados medicamentos, devem ser levados em consideração no momento de avaliar o risco.

“Estamos na fase de treinamento, posteriormente iremos fazer algumas mudanças na unidade para adequação e logo iremos implantar o protocolo de prevenção a quedas”, contou a fisioterapeuta, que também listou as medidas preventivas e entregou um folheto aos presentes com essas atitudes de precaução.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo