Hemu encerra Sipat 2022 com abordagem sobre autoestima e benefícios do riso

Semana Interna de Prevenção de acidentes de Trabalho visa conscientizar e educar colaboradores da unidade do Governo de Goiás para redução de acidentes de trabalho

Instrutora Sergiane Gomes mostra as condutas de primeiros socorros, durante Sipat no Hemu

Nesta sexta-feira, 25 de março, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), unidade do Governo de Goiás, encerrou a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2022, com palestra sobre autoestima e uma pitada de humor com apresentação de teatro.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital, que atuam na segurança e prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho, a Sipat ocorre anualmente, com objetivo de conscientizar e educar os trabalhadores, contribuindo ativamente para a redução de acidentes de trabalho.

Com o auditório lotado, os colaboradores participaram do encerramento da Sipat 2022. O psicólogo Danilo Fernandes ministrou a palestra Autoestima – a arte em ser. E mostrou um vídeo que mostra o livro “A parte que falta”, de Shel Silvertein. 

O protagonista da história é um círculo que não está completo. Ele sai em busca da parte que falta, acreditando que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Mas ao fazer essa busca, no final, ele percebeu que a verdadeira felicidade não estava no outro (na parte que faltava), mas dentro dele. 

O psicólogo lembrou que, muitas vezes, as pessoas acham que vão encontrar sua autoestima fora, e não é assim, pois ela está dentro de cada um. “Se você não se percebe como útil e importante, não se vê como indivíduo”, pontuou.

A enfermeira Marise de Medeiros falou sobre a importância do bom humor, dando gancho para a apresentação de teatro que, com muito humor, explorou um pouco do universo de uma unidade hospitalar. A peça foi apresentada pelos integrantes do grupo da Missão Sorriso, Felipe Costa (dr. Sonrisal), Maria Silvânia (dra. Pitchula) e pela colaboradora da unidade, Cecília Magalhães.

No final, houve sorteio de alguns brindes para a alegria dos colaboradores que aprovaram toda a programação. “A palestra sobre autoestima me fez refletir, foi muito boa. Amei participar e ainda ganhei brinde”, disse Danúbia Cavalcante. “Vivenciamos momentos importantes nesses cinco dias. Aprendemos muito, nos divertimos. Os organizadores estão de parabéns.”, afirmou Amábilly Thuila.

Durante toda a semana, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de uma vasta programação, com atividades educativas e interativas. Puderam conhecer um pouco mais sobre a segurança do trabalho e a Norma Regulamentadora (NR) 32, com o engenheiro de segurança Marcus Freitas; sobre os primeiros socorros, com a bombeira civil Sergiane Gomes; 

E ainda: fluxo e prevenção de acidentes com material biológico, com a enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Tatiana Sardeiro; receber dicas de consultoria de estilo – importância da imagem pessoal e profissional, com a especialista em moda, Lorena Cantanhede, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

De acordo com a técnica de segurança do trabalho Maria de Lourdes Souza, tudo foi elaborado com muito carinho. “Esperamos que cada colaborador seja um multiplicador dos conhecimentos que foram repassados durante a semana”, disse. “Que sigamos em frente, atentos e vigilantes, pois a segurança está em primeiro lugar”, destacou o presidente da Cipa, Júnior César Guimarães.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo