Crer realiza ações em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia

Atividades realizadas por equipes da unidade do Governo de Goiás são voltadas aos cuidadores e profissionais da unidade do Governo de Goiás

Colaboradoras do Crer também receberam informativos e adesivos de apoio à campanha

As equipes de fonoaudiologia e de broncoaspiração do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizaram ações alusivas ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março, voltadas aos cuidadores e profissionais da unidade do Governo de Goiás. Com os cuidadores, foram realizadas blitz nos leitos de internação, no momento em que as refeições estavam sendo servidas. Folders com orientações sobre a disfagia foram entregues, com explicações e esclarecimentos de dúvidas sobre os sintomas. 

“Ao abordar o paciente e seu cuidador, no momento da refeição, tivemos a oportunidade de alertar sobre os sinais que a disfagia dá enquanto a pessoa se alimenta. Os sintomas devem ser um alerta para que o paciente procure por atendimento especializado. Descobrir precocemente a causa desse sintoma é de extrema importância para o seu tratamento”, explica a fonoaudióloga do Crer, Mariana dos Santos Ribeiro. 

A disfagia, ou dificuldade de deglutição, pode trazer graves consequências à saúde, tendo em vista que os desvios de alimentos ou saliva podem obstruir parcial ou completamente as vias respiratórias. O envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição, como lábios, língua e bochechas, bem como doenças neurológicas (Parkinson, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral), distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem facilitar esses desvios.

Para a Nilzângela de Sousa, acompanhante da paciente Maria das Dores, as informações repassadas pela equipe de fonoaudiologia foram esclarecedoras. “Eu nunca tinha ouvido falar de disfagia, o que aprendi aqui foi muito rico e será muito importante para meus cuidados diários com a minha mãe. É importante estar atenta aos sintomas para identificar a dificuldade para se alimentar”, diz.  

O momento de orientação e esclarecimentos também foi realizado com os profissionais da instituição, que receberam um adesivo de apoio à campanha. Instituído em 2010, o Dia Nacional de Atenção à Disfagia tem como objetivo alertar a população e todos os profissionais da saúde sobre a importância de haver o devido diagnóstico da disfagia para se obter um tratamento correto.

Rafaela Bernardes (texto) e Láila Dionizio (foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo