Prontuário eletrônico do Hugol ajuda no atendimento médico

Nas principais instituições de saúde de países desenvolvidos, as antigas papeletas de prontuários dos pacientes foram substituídas por sistemas eletrônicos para o registro e o controle dos cuidados dedicados nos atendimentos.

Nas principais instituições de saúde de países desenvolvidos, as antigas papeletas de prontuários dos pacientes foram substituídas por sistemas eletrônicos para o registro e o controle dos cuidados dedicados nos atendimentos. O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol foi inaugurado em julho de 2015 com o que há de mais moderno em tecnologia da informação, sendo o primeiro hospital público em Goiânia a iniciar suas atividades com o uso do prontuário eletrônico do paciente, com utilização de certificação digital e de soluções mobile para gestão de informações. A unidade se diferencia por ter dados e processos clínicos, assistenciais, administrativos, financeiros e estratégicos integrados, acesso a informações em tempo real e, com isso, subsídios para uma gestão eficiente e transparente.

De acordo com a Supervisora de Prontuário do Paciente do hospital, Halana Alves, “os documentos em meio eletrônico do Hugol obedecem às normativas do Manual de Certificação para Sistemas de Registros Eletrônico em Saúde, aprovadas pela Resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM nº 1.821/2007, em que o Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2) – Assinatura Digital dos documentos é realizado via certificado digital padrão ICP-Brasil, conforme aprovado pela Medida Provisória 2.200/2001, que concede validade jurídica plena a esses documentos”.

Segundo Halana, a utilização do PEP nas instituições de saúde é de grande relevância, essencialmente por eliminar a utilização de grande quantidade de papel e custos com impressões, organização e arquivamento desses documentos, por possibilitar a utilização de um espaço físico de arquivo menor e, o mais relevante, por possibilitar acesso rápido dos profissionais da saúde às informações do paciente, auxiliando para um atendimento eficiente e seguro.

O diretor técnico do Hugol, Luiz Arantes, explica que “todo paciente tem o direito de ter um prontuário, ou seja, “um conjunto de informações, sinais e imagens registrados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada de caráter legal, sigiloso e científico”.

No sistema eletrônico, o profissional médico pode realizar prescrições, evoluções, solicitações de exames, transfusões e outros procedimentos de forma rápida e com segurança, possibilitando também rastreabilidade dos medicamentos e segurança desde a prescrição médica até a dispensação dos medicamentos. A assinatura dos profissionais por meio de certificado digital garante a autenticidade e a segurança das informações, sendo mais um diferencial da instituição.

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