Crer realiza 2º Encontro Anual dos Implantados Cocleares

Evento realizado neste mês de março reúne 218 pacientes com deficiência auditiva que já passaram pela cirurgia na unidade do Governo de Goiás

Atendimentos a implantados cocleares são realizados de forma individualizada por profissionais do Crer

Único hospital em Goiás a realizar a cirurgia de implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu a segunda edição do Encontro Anual dos Implantados Cocleares do hospital. Realizado nos dias 14,15, 17 e 21 de março, o evento reuniu 218 pacientes implantados e assistidos na unidade do Governo de Goiás.

Alan Cássio Almeida, de 28 anos, nasceu com deficiência auditiva nos dois ouvidos. Implantado há três anos, ele participou do encontro e deu seu depoimento. “Minha emoção foi tamanha que cai no choro no dia em que escutei som pela primeira vez. A cirurgia foi um divisor de águas na minha vida, fiquei muito mais seguro e muito mais independente também, fora o tanto que minha fala melhorou.”

Segundo a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thaís Nasser, os encontros foram divididos em quatro dias para que todos os pacientes presentes recebessem atendimento especializado e individual, conforme suas necessidades, além de evitar aglomeração nos momentos de atendimentos em grupo. 

“Além de todos os atendimentos previstos no Projeto Terapêutico Singular de cada paciente, esses encontros anuais visam promover a manutenção do implante, com checagem técnica dos dispositivos, orientações para garantir o bom uso do mesmo, esclarecimento de dúvidas e a troca de vivências entre os pacientes. Tudo isso para promover, cada vez mais, a qualidade de vida para nossos pacientes implantados”, explica a gerente. 

Implante coclear
Instalado no Crer em junho de 2012, o serviço de implante coclear já realizou 214 cirurgias, além do atendimento (acompanhamento e terapia) de pacientes que realizaram o procedimento em outros centros SUS pelo Brasil. Atualmente, 235 pacientes estão em tratamento na instituição. 

Considerado um procedimento de alto custo, o implante coclear é recomendado para pacientes com perda auditiva profunda bilateral, condição essa em que os aparelhos auditivos convencionais já não são indicados. Além da cirurgia, o Crer disponibiliza o acompanhamento médico e terapêutico para o paciente à espera da cirurgia ou no tratamento pós-cirúrgico.

Os atendimentos são realizados de forma individualizada por uma equipe interdisciplinar composta por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo