HDT promove curso de aperfeiçoamento para seu corpo clínico 

Evento faz parte do Programa de Capacitação do Corpo Clínico da unidade do Governo de Goiás e é ministrado pela médica intensivista e professora Nathalia Fortins

Médica Nathália Fortins em momento prático com os médicos no uso de aparelho de ultrassom

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) promoveu, por meio do seu Departamento de Ensino e Pesquisa, nos dias 17 e 18 de março, o curso Pocus na prática. A qualificação faz parte do Programa de Capacitação do Corpo Clínico da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), e foi ministrado pela médica intensivista e professora, Nathalia Fortins.

Durante os dois dias de evento, os membros do Corpo Clínico do HDT tiveram acesso prático e teórico a temas como: princípios físicos da ultrassonografia, manejo do equipamento de ultrassonografia, ultrassonografia vascular, ultrassonografia do pulmão, ultrassonografia de nervo óptico, estimativa da presença de hipertensão intracraniana e ultrassonografia para punção lombar.

Segundo a dra. Nathalia Fortins, os dois dias de treinamento do HDT foram enriquecedores. “O Corpo Clínico do HDT participou ativamente destes dois dias de atividades. Tivemos uma mescla de momentos teóricos e práticos que, com toda certeza, serão extremamente úteis para a prática médica de cada um deles. A interação, envolvimento e concentração de cada participante foram essenciais para que o objetivo do treinamento fosse alcançado. Para mim, foi um prazer ministrar um curso com tema tão relevante aqui no hospital”, explica.

Para o infectopediatra e coordenador médico da ala de internação pediátrica do HDT, Fernando Oliveira Mateus, um dos participantes do curso, a experiência foi enriquecedora. “Celebro a iniciativa do nosso Departamento de Ensino e Pesquisa em nos proporcionar um treinamento tão qualificado e essencial para nosso dia a dia. Tivemos acesso a práticas de atualização e manejo de ultrassom que, com toda certeza, irão enriquecer ainda mais o nossa atuação. Foram dias de aprendizado e compartilhamento de experiência que considero fundamentais”, celebra dr. Fernando.

A diretora técnica da unidade, Karine Borges de Medeiros, valorizou a iniciativa e comemorou a participação dos médicos. “Mesmo diante de tantas demandas diárias os nossos profissionais têm se empenhado em buscar atualizações e aprendizado. Nosso Departamento de Ensino e Pesquisa tem sido fundamental na missão de formar gente pra cuidar de gente e, dia a dia, temos formado uma equipe cada vez mais preparada na prestação de uma saúde pública qualificada e eficiente aos nossos pacientes”, destaca dra. Karine.

Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo