Conferência de Vigilância em Saúde acontece na Cidade de Goiás

Representantes dos municípios que compõem a Região de Saúde Rio Vermelho, com sede na cidade de Goiás, participam nesta sexta-feira, 25 de agosto, da Conferência Regional de Vigilância em Saúde. O evento, que acontece das 8 horas às 18 horas no Espaço Conviver da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Educação da Cidade de Goiás, tem o propósito de discutir os principais agravos que afetam a saúde da população e alinhar as propostas para a definição de uma política de saúde que contempla a prevenção destas questões.

As Conferências Regionais de Vigilância em Saúde estão sendo realizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com o Conselho Estadual de Saúde. Serão contempladas com o grande debate todas as 18 Regiões de Saúde do Estado. Até o momento foram feitas conferências nas Regiões Norte, com sede em Porangatu, Serra da Mesa (Uruaçu), Entorno Norte (Formosa), Nordeste 2 (Formosa), Nordeste 1 (Campos Belos), São Patrício (Ceres), Entorno Sul (Luziânia) e Oeste 2 (São Luís de Montes Belos).

As Conferências Regionais de Saúde reúnem representantes dos gestores, dos trabalhadores de saúde, dos sindicatos, conselhos de classe e de outras entidades civis. A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Martins Brito, destaca que na maioria dos eventos foi proposta, até o momento, a organização da Vigilância em Saúde no âmbito municipal e regional, como ocorre no Estado e na União. Esta organização, conforme a superintendente, implica na reunião das ações das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador em uma mesma estrutura.

Nos debates, os participantes das conferências também propuserem a preservação do poder de polícia na realização de inspeções pelo serviço público e, ainda, o estabelecimento de um orçamento específico para a Vigilância em Saúde. A gerente de Vigilância Epidemiológica da Suvisa, Magna Carvalho, complementa que este fato é extremamente importante, sobretudo no momento de crise econômica atual, em que há aumento da demanda pelos serviços de saúde e poucos recursos destinados ao setor.

As conferências, prossegue Magna Carvalho, têm o mérito de promover o envolvimento da população. “Nestes debates temos a oportunidade de levar aos representantes da sociedade o que a Vigilância em Saúde faz, que é essencialmente a prevenção dos agravos”, sublinha.

Serviço

Evento – Conferência de Vigilância em Saúde da Região Rio Vermelho

Data – 25 de agosto de 2017

Horário – 8 às 18 horas

Local – Espaço Conviver da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Educação da Cidade de Goiás

Endereço – Rua Dr. Neto, s/nª – Centro – Cidade de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo