Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos promove Bloquinho da Conscientização

Profissionais fantasiados entregam pirulitos e balões com mensagens de cuidado a pacientes e acompanhantes, na unidade do Governo de Goiás

Fantasiados, colaboradores do hospital levam alegria, balões e pirulos a pacientes da unidade

O carnaval sempre levou grandes multidões para as ruas. Desde 2020, porém, essa grande festa popular precisou ser suspensa, devido à pandemia. Neste ano, após ampla campanha de vacinação e retomada de algumas atividades presenciais, muitas pessoas aproveitaram para comemorar. Em uma ação batizada de Blitz do Carnaval Consciente, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) lembrou, contudo, que o período pandêmico ainda não terminou.

Desenvolvida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), em parceria com o departamento de Gestão de Pessoas da unidade do Governo de Goiás, a iniciativa levou alegria e música pelas alas hospitalares. Como Terapeutas da Alegria, enfermeiros, auxiliares e profissionais da administração fantasiados, percorreram as instalações cantando, dançando e entregando pirulitos e balões com mensagens de autocuidado aos pacientes e visitantes.

Foi o caso de Divina Rodrigues, de 65 anos, que estava sob os cuidados da equipe médica desde o dia 21 de fevereiro e se tornou peça fundamental na ação. Com muito entusiasmo e bom humor, ela participou de todo o percurso, animando quem encontrava.

“O bloquinho de prevenção foi a forma que desenvolvemos para estimular os pacientes e lembrar a todos de que o Covid-19 está aí, independente da data e lugar. Dona Divina nos acompanhou em todos os quartos e demonstrou muita força de vontade e alegria”, explica Dielly Pires, colaboradora do RH e organizadora da ação.

As ações e o acolhimento humanizado dos profissionais fazem com que as experiências dos pacientes sejam positivas e baseadas em confiança. O Carnaval Consciente, além de reforçar o alerta sobre a contaminação, também teve a intenção de transmitir alegria àqueles que estão passando por momentos de vulnerabilidade e longe da família.

“O HESLMB se preocupa com o aumento de casos de Covid-19 e, por isso, a nossa equipe se coloca de prontidão para lembrar a população de manter as medidas de proteção, como o uso de máscara e distanciamento. É muito bom rever amigos e reunir a família, mas precisamos tomar cuidado e proteger aqueles que amamos”, afirma a diretora Minéia Teixeira.

Dayelle Hadassa (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo