Segundo dia da VII Jornada Científica do HDT recebe autoridades e especialistas

A médica pediatra, superintendente de Educação e Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Irani Ribeiro, que na ocasião representava o governador Marconi Perillo, parabenizou o hospital pelos 40 anos de serviço e pela realização da jornada. “A capacitação deve ser permanente na nossa área”, enfatizou. Para compor a mesa da abertura oficial, também estiveram presentes o médico e superintendente executivo da SES-GO, Deusdedith Vaz, representando o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Moura Vilela; Moara Alves, presidente da Sociedade Goiana de Infectologia; Adriano Jaime Consorte Loyola, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Heloína Claret Castro, diretora técnica do HDT; Analzira Nobre, diretora técnica do Condomínio Solidariedade; Darlan Tavares Feitosa, coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás, representando o reitor da universidade Wolmir Therezio Amado; e também Gustavo Sebba, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, Victor Grabois, iniciou o ciclo de palestras da abertura oficial da jornada. Especialista em gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique, da França, o profissional abordou o tema “Segurança do Paciente: Quais os desafios?”. Segundo o profissional, entre quatro pacientes cirúrgicos internados, pelo menos um sofre alguma complicação no pós-operatório. Para ele, quase 50% de todos os eventos adversos em pacientes hospitalizados estão relacionados à assistência cirúrgica. “Prevenir em segurança do paciente reduz custos ao hospital e aumenta a qualidade do serviço oferecido”, argumenta.

Em seguida, a mesa redonda presidida pela infectologista Ledice Inácia abordou o tema “Leishmanioses Tegumentar e Visceral”. A palestrante Fátima Ribeiro, componente da mesa, explicou sobre a relação parasita e hospedeiro e as diversas manifestações clínicas, desde a mais simples (cutânea) até a grave (visceral). Para completar, o infectologista José Angelo Lauletta Lindoso destacou sobre a complexidade da doença. Para encerrar, a mestre pela Fiocruz, AnaLúcia Gomes Lopes Oliveira, abordou o tema “Influência do estado nutricional no tratamento do paciente”. As palestras e exposições continuaram durante toda a tarde, discutindo temas como Hanseníase, Infecções sexualmente transmissíveis em mulheres e Imunologia dos Biológicos.

Ainda, ao longo dos dois dias de evento, profissionais da saúde expuseram no corredor da Jornada Científica a conclusão de trabalhos realizados na área. Seis trabalhos, divididos em duas modalidades – pôsteres e temas livres – foram classificados como os melhores. Na categoria pôster, Maly Albuquerque, Stefane Arruda Macedo e Adelaide Fernandes Costas foram premidas pelas pesquisas realizadas com HIV e AIDS, Segurança do Paciente e Profissional da Saúde e Hepatites Virais, respectivamente. Na categoria Tema Livre, Virginia Aurenita Garcia Cabral, abordando o tema Infecções Fúngicas, e Raissa Stefany Ferreira de Sousa e Ana Carla Dias Leite, ambas com pesquisas realizadas sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde tiveram seus trabalhos destacados. As seis profissionais receberam menção honrosa pelas atividades desenvolvidas.

A VII Jornada Científica do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), com tema “HDT/HAA: 40 anos a Serviço da Saúde em Goiás”, teve a abertura oficial realizada no segundo dia do evento, 26 de agosto (sábado), no auditório da área IV, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Em uma cerimônia solene, Aline Oliveira, diretora geral da unidade e representante da Organização Social (OS) gestora do hospital – Instituto Sócrates Guanaes (ISG) -, deu as boas-vindas aos componentes da mesa. “É um prazer recebê-los nesse evento tão importante para os profissionais da área da saúde e também para o HDT, como uma unidade referência em doenças infectocontagiosas”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo