HDS realização atividade de conscientização ao diagnóstico precoce de doenças

Campanha da unidade do Governo de Goiás pelo Fevereiro Roxo aborda importância de conhecer e cuidar de enfermidades como Alzheimer, fibromialgia e lúpus

Profissionais da unidade do Governo de Goiás informam sobre diagnóstico precoce de doenças

Durante todo o mês de fevereiro, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realiza ações em apoio ao Fevereiro Roxo, campanha de conscientização para o diagnóstico precoce de doenças como Alzheimer, fibromialgia e lúpus, pois, mesmo distintas, têm em comum o fato de não serem curáveis. Daí a importância do diagnóstico precoce, para eficácia e segurança do tratamento.

Para a ação, foi montado um mural ilustrativo com sinais, sintomas e prevenção, que ficará exposto durante toda campanha. E os profissionais distribuem material explicativo com orientações e sanam dúvidas dos pacientes. 

“É uma iniciativa muito importante, que nos alerta sobre cuidarmos da saúde. A equipe do HDS é maravilhosa, sempre preocupada com nosso bem-estar”, afirma a paciente Gilda Maria Barbosa.

“É uma ação de promoção à saúde, que ressalta ao paciente a importância da prevenção. A busca por um atendimento especializado é fundamental para promover longevidade e bem-estar”, destaca o supervisor de reabilitação ambulatorial, Marcos Paulo Ribeiro dos Santos.

Para quem é diagnosticado com fibromialgia, o HDS realiza a terapia em grupo desde outubro de 2016. As reuniões ocorrem duas vezes por semana e têm a finalidade de fortalecer a personalidade das participantes, trabalhando o manejo dos sintomas da doença e, principalmente, fazer relação do estado emocional e o aparecimento das crises de dor.

Aos pacientes com diagnóstico de Doença de Alzheimer, a instituição oferece atendimento com fonoaudiólogo para estimulação cognitiva e avaliação neuropsicológica para mensurar o grau de demência. Para o diagnóstico de lúpus, a instituição oferece atendimento com dermatologista, que cuida para que os sintomas dos pacientes sejam controlados.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo