Edição especial da RESAP traz relato do primeiro óbito pela variante Delta em Goiás

Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (RESAP, traz relato inédito do primeiro caso de óbito pela variante Delta registrado no inicio da pandemia de coronavirus em Goiás

O relato de caso do primeiro óbito registrado no Estado de Goiás pela variante Delta integra uma publicação especial da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago”. Além deste resumo, o novo volume da revista científica traz outros 43 trabalhos científicos apresentados na 5ª Jornada Científica e 1ª Jornada Nacional do Governo de Goiás, nos dias 24 e 25 de novembro de 2021. 

O relato foi apresentado por quatro servidores do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde de Aparecida de Goiânia: Luzia dos Santos Oliveira, Giselle Caetano Souza, Naianny Jonas Fogaça Souza e Flávio Toledo de Almeida. As informações contidas no documento foram obtidas por meio da notificação da COVID-19 registrado no sistema de informação da vigilância epidemiológica da gripe e pelo prontuário médico do paciente fornecido pelas unidades de saúde que prestaram o atendimento a ele.

Outros temas relevantes também integram o suplemento especial do periódico científico. Ao longo de 153 páginas o leitor pode conferir temas como: a investigação do surto da COVID-19 em uma instituição de longa permanência de idosos do município de Aparecida de Goiânia; o relato-experiência do CIEVS Estadual na abordagem dos dados epidemiológicos de gestantes com COVID-19 no Estado de Goiás; a estimativa da efetividade da vacinação contra coronavírus na população monitorada por serviço de vigilância epidemiológica de hospital de referência e o monitoramento da qualidade de álcool etílico líquido 70º INPM pelo laboratório Estadual de Saúde Pública de Goiás em 2021 (acesse o suplemento completo AQUI).  

https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap

Os estudos foram divididos em quatro eixos temáticos:  pesquisa e inovação no contexto atual da saúde pública:  desafios e perspectivas futuras; o impacto da pandemia no trabalho e pesquisa no SUS:  impressões e experiências; comunicação e informação em saúde no novo cenário da saúde pública; ensino e pesquisa no âmbito da saúde pública: experiências, desafios e perspectivas futuras.

Em sua primeira edição nacional, a Jornada Científica do Governo de Goiás teve 69 trabalhos inscritos de todo Brasil. Além de instituições de ensino goianas – Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) –, a jornada também recebeu trabalhos da Universidade Federal de Brasília, Universidade Paulista, Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará e Faculdade Rebouças de Campina Grande. 

O encontro contou também com trabalhos científicos de unidades de saúde de todo Estado de Goiás, entre eles:  Secretarias Municipais de Urutaí, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e dos Hospitais Estaduais de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó e Hospital Estadual de Luziânia. 

Texto: Gabriela Dutra, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás/SES-GO

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo