HMI realiza sessão de cinema para crianças internadas

Acompanhado dos responsáveis, garotada assistiu ao filme Divertida Mente, com objetivo de conhecer diferentes sensações e identificar sentimentos

As crianças internadas no Hospital Estadual Materno Infantil Jurandir Nascimento (HMI), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), tiveram na sexta-feira, 1º de novembro, um dia diferente em suas rotinas.

No intuito de promover uma estratégia terapêutica da psicoeducação, recreação aos pacientes e acompanhantes, visando a uma melhor adaptação dos pacientes frente ao tratamento e internação, foi realizada no auditório do hospital uma sessão especial de cinema. O filme exibido foi  Divertida Mente, que fala sobre emoções.

Cerca de dez crianças, acompanhadas de seus responsáveis, assistiram ao filme, que conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos que enfrenta uma série de mudanças em sua vida. A principal delas foi sair de sua cidade natal, no estado de Minnesota (EUA), para morar na cidade de São Francisco. O enredo se desenrola dentro da cabeça da menina, onde cinco emoções — alegria, tristeza, medo, raiva e nojo — são responsáveis por processar as informações e armazenar as memórias.

Estimular expressão

Segundo a psicóloga da pediatria do HMI, Marília Freitas, a escolha dessa obra foi para que as crianças pudessem conhecer diferentes emoções e identificar seus próprios sentimentos. Também para estimular a expressão dessas sensações por meio da fala, com apoio das pessoas que tenham vínculo afetivo e de confiança.

As crianças aprovaram a iniciativa e se divertiram. A paciente Evelyn Vitória de Souza, de 12 anos, nem imaginava que iria assistir a uma sessão de cinema dentro de um hospital. “Foi uma surpresa bem legal. Gostei muito do tema do filme. Não sou muito de falar das minhas emoções, apenas comento com as pessoas que tenho mais intimidade. Por meio da história, vi que isso pode me ajudar”, concluiu.

De acordo com a psicóloga, esse tipo de ação é importante para o tratamento. “Contribui com o aspecto psicológico, melhora a autoestima e minimiza o estresse da internação”, salientou Marília. Vale lembrar que, no HMI as crianças são estimuladas, por meio do lúdico, com o Jogo das Emoções, a se expressarem de forma natural.

Marilane Correntino (texto e foto), do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo