Hospital Estadual de Aparecida promove ações pela saúde mental 

Musicoterapeuta e educadora física da unidade do Governo de Goiás são as responsáveis pelo primeiro dos dois dias da programação

No primeiro dia da programação, educadora física Cida Rodrigues agitou equipe do Heapa

Janeiro é um mês considerado por muitos uma página em branco, ideal para estabelecer novas metas e desejos para o ano que está se iniciando. Seguindo a mesma premissa, este também é um momento de cuidar da saúde mental, importante aliada de grande parte das ações de cada pessoa na sociedade. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, nos dias 27 e 28 e janeiro, atividades sobre o Janeiro Branco, voltado para o cuidado e o bem-estar da saúde mental.

A musicoterapeuta Kelly Dantas e a educadora física Cida Rodrigues foram as responsáveis pelo primeiro dia da programação. Com discurso leve e divertido, as profissionais explicaram o verdadeiro significado da campanha, criada há oito anos. 

“Temos que buscar atividades que contribuam para a nossa felicidade e bem-estar, como exercícios físicos, novos hobbies e conhecimentos, explorar a espiritualidade e o autoconhecimento, condições sociais boas, acesso à políticas públicas de qualidade, entre outros. Nos movimentar é a chave do sucesso”, enfatizou Kelly.

Em seguida, a educadora Cida agitou os colaboradores presentes, colocando todo mundo para dançar. “Estando positivos e saudáveis, é possível ter uma relação de maior acolhimento com os seus humores e com a sua história de vida pois. A partir daí, conseguimos uma convivência mais pacífica, o que, consequentemente, permite levar uma vida mais leve e livre”, afirmou. 

Atenção à saúde
Ela ainda reiterou as redes de atenção à saúde mental que Aparecida de Goiânia tem à disposição da população. “Temos vários Centros de Atenção Psicossocial (Caps), núcleos, consultórios de rua e Unidade de Pronto Atendimento voltados à atenção psiquiátrica. Procurem ajuda, se precisarem”, pontuou.

Já no dia 28, a psicóloga Luciana Cunha e a técnica de segurança do trabalho Carla Ramos, fizeram orientações sobre a campanha in loco nos setores assistenciais. Na oportunidade, as profissionais ainda lembraram que o hospital oferece apoio psicológico aos colaboradores que necessitarem. 

“Temos o projeto Cuca Legal para que vocês, trabalhadores, não se sintam só. Basta procurar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Heapa, que vamos orientá-los da forma que precisam. Vocês não estão sozinhos”, garantiu.

Yasmine de Paiva (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo