Oficinas sobre regulação de paciente do SUS têm resultado positivo

Evento promovido pela SES qualifica operadores de regulação dos municípios sobre fluxos e protocolos de atendimentos eletivos e ambulatoriais

Profissionais participam de uma das oficinas realizadas pela SES sobre os fluxos e protocolos de regulação ambulatorial e eletiva

“Consideramos que o resultado das oficinas foi muito positivo, o que vai qualificar o acesso de pacientes aos serviços de saúde do Estado". A fala, da gerente da Regulação de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Cárita Cristina de Castro, reflete o sentimento dos participantes das oficinas para os operadores dos sistemas de regulação dos municípios. No total, foram realizados quatro eventos, desde a semana passada, envolvendo 418 profissionais que trabalham em todas as regionais do Estado. A última oficina foi realizada na quarta-feira (26/1).

O objetivo dos cursos foi qualificar esse servidor sobre os fluxos e protocolos da regulação para os atendimentos eletivos e ambulatoriais. Segundo a superintendente do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, Neusilma Rodrigues, essas qualificações são imprescindíveis para o operador ter o domínio de todo o sistema, o que na prática vai dar celeridade no processo de busca de vagas para os pacientes que precisam de internação, cirurgia e outros serviços de saúde.

Cárita Castro destacou que os inscritos tiveram uma participação ativa nas oficinas, esclarecendo dúvidas e conhecendo mais sobre as atualizações do sistema de regulação. "O ‘feedback’ que tivemos foi ótimo. Os participantes enalteceram a importância desse apoio técnico, que ajudará muito no trabalho cotidiano e na busca por ampliar o acesso do paciente aos serviços de saúde", disse a gerente.

Importância da qualificação
“O resultado das oficinas foi extremamente positivo, com interação e participação efetiva, agregando conhecimento e esclarecendo as dúvidas quanto a operacionalização do sistema, com feedback dos participantes reconhecendo a iniciativa como forma integrar e qualificar o processo regulatório”, destacou a superintendente Neusilma Rodrigues. 

Caio Cesar Correia, operador do sistema de regulação de Americano do Brasil, disse ter gostado muito das oficinas. “Estão no caminho certo para uma regulação ideal e que possa atender a todos que tem necessidade". Para Ivonete Maria da Costa, de Pontalina, essas qualificações são muito importantes para melhor atendimento aos pacientes.

Raquel Gomes Barbosa, de Ceres, também ressaltou ter esclarecidas todas as dúvidas e pediu para que novas oficinas sejam realizadas. O mesmo pensamento tem Gleiciane Soares Silva, de Novo Brasil, para quem foi muito importante conhecer mais sobre o novo sistema. Emilze Silva Luiz, de Catalão, acrescentou: "É preciso esta união entre município e Estado. Sempre há dúvidas e reclamações e, com os treinamentos, teremos um melhor atendimento. Obrigado a todos os organizadores desse evento de grande valia", avaliou.

Thiago Lagares (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

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