Coordenador-geral de Saúde Mental do MS conhece programas e unidades da SES Goiás

Rafael Bernardon visitou Credeq e Paili e foi apresentado à Rede de Atenção Psicossocial do Estado, acompanhado pela equipe da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas

Rafael Bernardon, do MS, durante diálogo com Cândice Rezende e técnios que acompanharam visita

O coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (MS), Rafael Bernardon Ribeiro, conheceu os programas e a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) relacionados à área de saúde mental. A visita teve como objetivo a apresentação e discussão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Estado e orientações quanto a funcionalidade de algumas ações complementares dessa rede no cuidado qualificado e integral aos usuários dos serviços de saúde. 

Acompanhado pela superintendente de Saúde Mental e Populações Específicas da SES-GO, Candice Rezende, o gestor do MS visitou o Programa de Atenção ao Louco Infrator (Paili), referência no Brasil no tratamento humanizado a pessoas que vivem com transtornos mentais ou que manifestaram sofrimento mental no transcurso de execuções penais. 

Bernardon também conheceu o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química em Aparecida de Goiânia (Credeq) Professor Jamil Issy. Na ocasião, o coordenador conversou com os técnicos sobre o trabalho terapêutico. A gerente de Saúde Mental, Helisiane Figueiredo, e as coordenações técnicas da SES-GO também acompanharam as visitas. 

Durante as ações, Bernardon frisou a importância dessa aproximação para o fortalecimento da rede no Estado de Goiás. Segundo Candice Rezende, a visita do coordenador-geral do MS foi muito relevante para a SES-GO, pois é a primeira vez que ele vem a Goiás. 

"Significa, de fato, uma aproximação entre o Estado e o Ministério, com alinhamento da nossa área técnica com as políticas nacionais, o que vai trazer, na prática, bons frutos, como mais financiamento de programas e ampliações da rede", destacou Candice. Ela ainda adiantou que a previsão é de novas visitas de gestores e técnicos do MS para qualificar os vínculos e fortalecer os programas e projetos da área de saúde mental.

Thiago Lagares (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo