Heapa promove testagem para Covid-19 até o fim do mês

Hospital em Aparecida de Goiânia é uma das 22 unidades do Governo de Goiás a oferecer os testes rápidos até a próxima segunda-feira

Profissional do Heapa realiza um dos 500 testes diários ofertados pela unidade do Governo de Goiás

Até a próxima segunda-feira (31/1), Aparecida de Goiânia contará com um importante aliado contra a Covid-19. Com uma estrutura completa e montada em seu estacionamento, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) é uma das 22 unidades de saúde do Governo de Goiás que realiza todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 17h, testes rápidos de antígeno por demanda espontânea. 

Somente na primeira semana, entre os dias 17 e 21 de janeiro, foram realizados 2.023 testes rápidos. Desses, 1,4 mil foram negativos, enquanto 623, positivos. Para o diretor técnico da unidade, Valdeir Teixeira, isso é um reflexo do atual cenário que o mundo está vivendo. “Com esses números, é possível ver a preocupação que a população está em relação à Covid-19 e à saúde de uma maneira geral. Logo, esta é uma maneira do Heapa apoiar o trabalho que já é feito pelo município e pelo Estado, de forma primordial e responsável”, frisou o diretor.

Fluxo 
Para realizar o teste, é simples. Basta o interessado se dirigir ao Heapa – localizado na Avenida Diamante, esquina com Rua Mucuri, Setor Conde dos Arcos –, munido de documentos pessoais e, após passar pelo exame, aguardar o resultado, que sai em poucos minutos. Em caso positivo, apresentando sintomas, a pessoa será encaminhada para uma avaliação médica, na qual será orientada quanto ao tratamento, de acordo com a gravidade, e encaminhada à unidade de saúde adequada.

Já em caso positivo, mas sem apresentar sintomas, a pessoa será orientada e receberá um atestado médico, caso seja necessário. Se o exame der negativo, mas com sintomas gripais, a pessoa receberá orientações e será encaminhada à unidade de saúde mais próxima de sua residência, para acompanhamento médico necessário. Por dia, estão sendo ofertados 500 testes rápidos. 

Yasmine de Paiva (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo