Santa Terezinha de Goiás recebe Carreta da Prevenção

Mulheres poderão fazer mamografia e exame citopatológico de colo de útero na unidade do Governo de Goiás que permanecerá no município por duas semanas

Darci Gomes, 63 anos, uma das primeiras pacientes da cidade a ser submetida a exame na carreta

O município de Santa Terezinha de Goiás recebeu, na segunda-feira (13/12), a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, vinculada à Policlínica Estadual da Região do Vale do São Patrício – Goianésia. Com agendamento prévio realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mulheres a partir dos 35 anos vão poder realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A Carreta da Prevenção ficará no município até o dia 24 de dezembro e atenderá das 8h às 17h, diariamente, para realizar exames de imediato.

Com o serviço da Carreta da Prevenção, que percorre os municípios goianos, mulheres têm acesso imediato a exames que levariam tempo para serem realizados em outras unidades de saúde. Além disso, o impacto da atividade reforça a importância da política de prevenção. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil, e quanto mais cedo for detectado pode ser curado.

A dona de casa Darci Gomes Teixeira, de 63 anos, foi uma das primeiras pacientes a realizar o exame na cidade. Ela conta que fez mamografia há seis anos. “Poder realizar o exame na nossa cidade é uma facilidade pra gente se prevenir”, disse. A atuação da carreta é permanente e se estende durante todo o ano, para levar saúde às comunidades mais distantes.

Santa Terezinha de Goiás é um município do interior do estado com população estimada de 10.302 habitantes, em 2019. Santa Terezinha de Goiás localiza-se a 289 quilômetros de Goiânia. É conhecida mundialmente pela grande produção de esmeraldas entre os anos 80 e 90, quando ainda abrangia o atual município de Campos Verdes de Goiás.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo