Pesquisador de vacina brasileira contra COVID-19 é presença confirmada na Jornada Científica da SES-GO

Temas atuais sobre inovação em pesquisa, a ciência no novo contexto da saúde pública no Brasil e a nova geração de vacinas contra Covid19, são atrativos da Jornada da SES-GO, que está com inscrições estão abertas

A Jornada Científica da Secretaria de Estado de Goiás (SES-GO) chega à 5ª edição com uma programação inédita. Na primeira edição como Jornada Científica Nacional, o evento terá a participação especial do Dr. Célio Lopes da Silva, integrante do grupo de pesquisas para desenvolvimento de uma vacina brasileira contra COVID-19, a Versamune MCTI. A pesquisa desta vacina está sendo financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através da Rede Virus MCTI e conta com a parceria do Instituto de Pesquisa Hcor.

O cientista é o palestrante principal da mesa virtual sobre a modernização da vacina e o impacto da COVID-19 no desenvolvimento de tecnologias de ciência e pesquisa. Farmacêutico pela Universidade de São Paulo (USP), Célio é membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências e professor titular de Imunologia e Biotecnologia do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Coleciona títulos invejáveis a qualquer cientista brasileiro: é mestre e doutor em Bioquímica pelo IQ-USP e fez Pós-doutorado por 2 anos no National Institute for Medical Research em Londres. O pesquisador também é especialista em Jornalismo Científico e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP.

Nas atividades científico/acadêmicas, atua principalmente na área de biotecnologia e imunologia; publicou mais de 200 trabalhos originais em revistas científicas de bom índice de impacto, incluindo a Nature. É autor de vários capítulos de livros científicos e de 13 patentes de produtos e processos na área de biotecnologia. Tem mais de 6000 citações no Google Scholar Citation.

Versamune MCTI

O cientista personifica o ideal de muitos pesquisadores ao atuar além da área acadêmica, saindo da teoria e colocando em prática os estudos realizados dentro dos laboratórios de pesquisa. Foi fundador da Empresa FARMACORE Biotecnologia Ltda, startup brasileira que está desenvolvendo o imunizante Versamune MCTI, desenvolvido para combater a COVID-19.

A Versamune MCTI é feita a partir de uma proteína viral recombinante, a subunidade S1 da proteína S (Spike) do SARS-CoV-2 somada a um sistema carreador/adjuvante que funciona como um veículo para carregar a proteína recombinante pelo corpo e impulsionar a ação dos linfócitos T. Vacinas como essa são consideradas de segunda geração, já que utilizam tecnologias mais recentes do que as primeiras – as do tipo vírus inativado.

A relação do cientista com a área das vacinas é antiga. Entre 2002 e 2006 foi consultor da OMS para o tema. Já entre 2008 e 2012 o pesquisador representou a Comunidade Científica na elaboração do Plano Brasileiro de Vacinas Anti-HIV. Também foi membro do Comitê Assessor de Desenvolvimento Tecnológico e de Vacinas Anti-HIV do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

Dr. Célio vai falar sobre os desafios no processo de desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus na Jornada Científica da SES-GO. Ao seu lado estará a professora titular da Universidade Federal de Goiás, Dra Ana Paula Junqueira Kipnis. Ana Paula possui graduação em medicina veterinária pela UFG, mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP); e pós-doutorado na Colorado State University, sendo bolsista do NIH. Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada.

Para acessar a página da Jornada Científica clique aqui.

https://goias.gov.br/saude/jornada2021

SERVIÇO:

O que? Jornada Científica da SES-GO
Quando? 25 e 26 de novembro
Onde? Plataforma Digital
Inscrições: https://goias.gov.br/saude/jornada2021

Por Gabriela Dutra, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo