Crer recebe visita técnica virtual do Hospital Moinhos de Vento

Econtro on-line aproxima equipes dos dois hospitais para fortalecer a qualidade e a segurança do cuidado prestado na UTI da unidade do Governo de Goiás

Profissionais do Crer no recepcionam, virtualmente, equipe do Hospital Moinho dos Ventos, do RS

A excelência na assistência em saúde é mais do que uma expressão de referência no ambiente hospitalar. É um horizonte a ser alcançado. Para que se garanta a excelência nos serviços prestados à população, exige-se um desdobrar de ações de monitoramento, revisão de processos e inovação na assistência em saúde. Nesse sentido, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu, virtualmente, na segunda-feira (18/10), a equipe do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. 

A unidade do Governo de Goiás (SES-GO) foi selecionada no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e, em parceria com o Ministério da Saúde, busca traçar melhorias, revisar processos e aprimorar técnicas com vistas a prevenir infecções em pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
 
Com foco na segurança da assistência e satisfação do cliente, este novo triênio (2021-2023) do projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança em Larga Escala no Brasil, é conduzido de modo colaborativo entre seis hospitais de reconhecida excelência no País, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). 

A supervisora de enfermagem da UTI do Crer, Juliana Caldas, afirma que esse programa promove um novo olhar para a assistência já realizada no hospital. 
 
"O projeto Saúde em Nossas Mãos tem como objetivo melhorar a segurança dos pacientes com a implementação de práticas das diretrizes de prevenção de infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais que vão ao encontro das ações já praticadas e instituídas na nossa unidade. Assim, tornaremos o nosso cuidado ainda mais seguro, permitindo que mais vidas sejam salvas", explica Juliana.
 
Novos cenários
Eduardo Martins Carneiro, supervisor de Reabilitação Multiprofissional, acrescenta que a iniciativa permite aos especialistas compartilharem conhecimento entre as equipes, promovendo novos cenários e iniciativas de inovação e segurança na assistência prestada. "Com o objetivo de reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Iras) na UTI, este projeto em muito corrobora com as discussões e atualizações do  Plano Terapêutico Singular (PTS) que a UTI do Crer já promove”, define. 

“As tomadas de decisões nas discussões diárias que realizamos atuam como uma barreira de segurança a mais em prol do paciente, pois discutimos, por exemplo, quais pacientes têm de iniciar o desmame da ventilação mecânica, que, quando realizada por longos períodos, favorece infecções. E, neste sentido, essa visita nos oportuniza novas melhorias no cuidado que exercemos no hospital", acrescenta Eduardo. 

Sckarleth Martins (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo