HDS realiza ação de acolhida e socialização no Dia da Pessoa Idosa

Unidade do Governo de Goiás promove manhã festiva para os pacientes moradores e externos, proporcionado momento de alegria e descontração

Paciente realiza atividade durante a acolhida promovida na unidade do Governo de Goiás

Em alusão ao Dia Internacional e Nacional da pessoa idosa, celebrado neste 1º de outubro, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária – Colônia Santa Marta (HDS) promoveu uma manhã festiva para os pacientes moradores da unidade e externos, com o objetivo de socializar e proporcionar momento de alegria e descontração na rotina.

Durante a atividade, foram realizados exercícios de fortalecimento, distribuição de brindes e realização de bingo. A supervisora de Reabilitação Psicossocial, Cledma Pereira Ludovico, destacou que, além de proporcionar integração e socialização entre os participantes, também desperta em cada um o sentimento de pertencimento. 

“É muito importante eles se sentirem inseridos nesse processo comunitário, é uma ação de acolhida que visa ao bem-estar de todos e o resgate da memória afetiva. É um dia para celebrar a vida”, explicou a supervisora.

Para a paciente Iraci Maria de Jesus das Graças, de 66 anos, foi um momento valioso. “Pra mim, significa muito participar de um evento como esse”. A idosa também se aventurou no balanço colocado no local. “Amei a ideia do balanço, fiquei emocionada, me lembrei dos tempos de criança”, afirmou.

Também presente no evento, a diretora da unidade, Mônica Ribeiro Costa, reforçou a importância de a unidade do Governo de Goiás realizar esse tipo de ação. “O HDS tem como perfil de atendimento as pessoas idosas, portadoras de doenças crônicas, além da assistência aos pacientes moradores, faz parte da missão da instituição ofertar os cuidados à população dessa faixa etária de idade.”

Quebra na rotina
Para a diretora técnica, Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, é uma atividade que favorece a quebra na rotina. “Nesse tempo pandêmico, em que todos estão em isolamento social, essa atividade favorece uma quebra na rotina. É uma data que remete à importância da valorização do idoso, uma população que está em crescimento no Brasil. Essa socialização é benéfica não somente para o psicológico, mas a longo prazo se torna positiva para a cognição também.”

O dia 1º de outubro foi instituído como o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa pelas Nações Unidas, com a proposta de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

O evento no HDS foi organizado pela equipe multiprofissional e nutrição da unidade. E, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o momento lúdico foi realizado em espaço aberto, com todos usando máscara.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo