Hugo recebe capacitação de protocolos de segurança do paciente

Projeto Paciente Seguro realiza troca de experiências entre unidades do Governo de Goiás com visitas presenciais e monitoramento remoto

Profissionais do Hugo durante a capacitação sobre os protocolos de segurança do paciente

Os profissionais do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participaram da segunda etapa do projeto Paciente Seguro, na terça e quarta-feira (28 e 29 de setembro). O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hugo recebeu equipe do Hospital Moinho dos Ventos, que presta consultoria para unidades de saúde selecionadas. As atividades incluem compartilhamento de experiências que levem à implantação de protocolos de segurança do paciente.

A equipe que atua no projeto recebe apoio do Ministério da Saúde nas visitas presenciais e no assessoramento remoto, que são feitos a cada 15 dias. Este é o segundo encontro dos profissionais do Hospital Moinho dos Ventos e do Hugo com acompanhamento do MS. 

“O nosso objetivo é estar próximo dos profissionais e pacientes da unidade com responsabilidade e compromisso na segurança do paciente e compartilhando educação sobre práticas seguras”, afirma a enfermeira Natália de Paula Reis, no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. O próximo encontro pelo projeto Paciente Seguro será realizado neste mês de outubro.

Na terça-feira, as equipes do Paciente Seguro e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente realizaram uma visita com as unidades-piloto – o grupo é dividido em unidades. Cada uma tem metas de segurança a serem atingidas. “No dia 29, fizemos a oficina de aprendizagem com os times de higiene de mãos, lesão por pressão e o time de quedas com a construção de dados e formação de indicadores trabalhados na primeira parte do projeto.”

Entre as atividades realizadas está a confecção de um mural. O material traz os indicadores e a evolução na adesão às metas estabelecidas no projeto Paciente Seguro. O mural ficará disponível para acompanhamento do trabalho no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente no Hugo.

Augusto Diniz (texto e foto)/INTS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo