HGG aprimora segurança do paciente e qualidade da assistência

Filme sobre administração de medicamento em via errada inaugura Projeto do HGG

Projeto Qualicine utiliza audiovisual para mobilizar e promover debates sobre os temas, envolvendo toda a equipe multiprofissional da unidade do Governo de Goiás

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG iniciou nesta quarta-feira (28/09), o projeto Qualicine, focado em aprimorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência na unidade de saúde do Governo de Goiás. Segundo a gerente de Educação Continuada do HGG, Wagna Barbosa, a proposta do projeto é utilizar o audiovisual como ferramenta para mobilizar e promover debates entre os profissionais sobre o tema. 

“Vamos utilizar de filmes para trabalhar temas difíceis como ‘disclosure’, erros de medicamentos, comunicação de más notícias, utilização de protocolos de segurança, erros médicos e de enfermagem, de forma mais amena e reflexiva, além de promover um momento de descontração e integração das equipes", disse.

A estreia com o filme "Aprendendo com os erros" tratou da administração de medicamento em via errada, retratando uma sequência de erros e falhas na assistência, que culminou na troca de medicamentos e, consequentemente, de via também. "A proposta é realizar uma sessão do filme, nos turnos diurno e noturno, uma vez por mês". 

Após o filme, o grupo realizou uma reflexão seguida de uma discussão sobre o que foi percebido no curta. "Essa ferramenta é uma metodologia ativa e, com certeza, será um avanço na educação continuada e um grande diferencial para as boas práticas assistenciais. Para um hospital com certificação ONA 3, esse avanço nas metodologias de treinamento e ensino é fundamental", afirmou Wagna.

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo