‘Live’ Amor Cantado musical alerta para cuidados do coração 

Projeto de acolhimento musical divulgado em quatro hospitais do Governo de Goiás no interior chama atenção para o Dia Mundial  do Coração

Hospital Estadual de Formosa é uma das unidades do Governo de Goiás a receber a 'live'

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, tanto no aspecto físico, pois é responsável pela manutenção da circulação de sangue, como afetivamente, por estar é ligado às emoções. Por isso, o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, foi criado para que todos parem e reflitam sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis para evitar as doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), criadora da data, as enfermidades que causam males ao coração acometem 520 milhões de pessoas no mundo, tornando-se problema de saúde pública e principais causa de mortes no planeta. 

Os problemas cardíacos podem ser causados por fatores como hipertensão, obesidade, diabetes, problemas de tireoide, colesterol alto, tabagismo, estresse, histórico familiar, além de doenças menos comuns, como Chagas ou amiloidose cardíaca. A Opas oferece teste gratuito sobre a saúde do coração na calculadora de riscos cardiovasculares.

O acompanhamento com o profissional de saúde é muito importante. Por isso, é fundamental ir às consultas médicas de rotina, fazer exames, tomar as medicações prescritas e, principalmente, buscar atendimento médico em situações de emergência. 

As unidades hospitalares do Governo de Goiás administradas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) no interior do Estado estão sempre disponíveis à população das respectivas regiões. São elas os Hospitais Estaduais de Formosa (HEF), Luziânia (HEL), São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e de Trindade (Hetrin).

Aliada do coração
Uma rotina saudável, com exercícios e alimentação cardioprotetora, é aliada do coração. Segundo cartilha desenvolvida pelo Ministério da Saúde e Hospital do Coração, os alimentos ‘in natura’, frescos ou minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais (arroz e feijão, por exemplo), carnes, ovos, derivados do leite, entre outros, fazem bem ao organismo. 

Por outro lado, é recomendável reduzir o consumo da comida ultraprocessada industrialmente, pois tem maior quantidade de sal e ingredientes artificiais. “Manter o coração saudável é muito importante para uma boa qualidade de vida. Por isso os hospitais geridos pelo Imed no interior de Goiás estão sempre atentos à saúde de nossos pacientes e colaboradores”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor da organização social.

“Cuide da saúde do seu coração para poder viver e ser feliz com as pessoas que estão ao seu redor”, aconselha também o cantor Hercílio Ramos Júnior aos ouvintes e telespectadores da ‘live’ Amor Cantado” – projeto de acolhimento musical dessas unidades hospitalares. Ele é voluntário da ‘live’ que anima as tardes de quartas-feiras, com transmissão on-line pelo Youtube nessas unidades hospitalares.

Dayelle Hadassa (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo