1ª Jornada Científica Nacional enfoca o novo contexto da saúde pública

Tema é também abordado pela 5ª Jornada Científica da SES-GO, para incentivar o diálogo sobre a ciência e a pesquisa entre instituições do Estado e do País


A inovação em pesquisa: a ciência no novo contexto da saúde pública no Brasil foi o tema escolhido pelo Governo de Goiás para a realização da 1ª Jornada Científica Nacional e 5ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O objetivo do evento é incentivar o diálogo sobre as perspectivas atuais e futuras para a ciência e pesquisa no novo contexto da Saúde Pública entre representantes de diversas instituições de Goiás e do Brasil. 

Todos os pesquisadores que realizam pesquisa na área de saúde, incluindo gestores, técnicos, profissionais da saúde de instituições pública e privadas sem fins lucrativos, docentes e discentes das instituições de ensino e pesquisa de todo o território nacional poderão participar da jornada. 

Com o cenário gerado pela pandemia e a necessidade das restrições de contato pessoal, a realização de eventos on-line tem sido uma modalidade fortemente incorporada na disseminação do conhecimento científico. 

“A 4ª Jornada Científica realizada no ano passado (2020), em formato digital, foi um marco na história da Jornada Científica da SES-GO: batemos recorde de público e tivemos uma variedade de palestrantes de outros Estados que a gente nunca tinha conseguido antes”, conta a gerente de Pesquisa e Inovação, Fernanda Pimenta.

Abrangência nacional
Programada para ocorrer nos dias 24 e 25 de novembro, via plataforma virtual, a 5ª Jornada Científica da SES-GO terá a sua primeira edição com abrangência nacional – marco histórico para as pesquisas apoiadas pela pasta estadual. 

“Ano passado, tivemos inúmeras inscrições de trabalhos de outros Estados que tiveram que ser rejeitadas. Diante da necessidade de ampliar esse escopo, resolvemos implementar o caráter nacional ao nosso evento”, explica a dra. Fernanda. 

Além da tradicional apresentação de trabalhos científicos nas modalidades de pesquisa original, relato de caso ou relato experiência, a Jornada Científica deste ano vai contar com palestrantes de renome que atuam em várias instituições de ensino e pesquisa no Brasil. 

“Ainda estamos em fase de finalização da programação, mas estamos direcionando o assunto para temas de grande relevância para a ciência e garantimos que os convidados terão um peso peculiar na edição de 2021”, observa a coordenadora de Pesquisa da Gerência de Pesquisa e Inovação da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), Amélia Stival. 

“Abordaremos temas relacionados a modernização das vacinas, a saúde de quem atua com pesquisa, a repercussão da ciência na mídia e sobre as novas ferramentas educacionais diante do contexto gerado pela pandemia”, detalha ainda a coordenadora.

Trabalhos científicos
Quatro eixos temáticos vão conduzir as discussões da jornada: pesquisa e inovação no contexto atual da saúde pública: desafios e perspectivas futuras; o impacto da pandemia no trabalho e pesquisa no SUS: impressões e experiências; comunicação e informação em saúde no novo cenário da saúde pública; ensino e pesquisa no âmbito da saúde pública: experiências, desafios e perspectivas futuras. 

A seleção e avaliação dos trabalhos inscritos na jornada serão norteadas, além da originalidade, pelos seguintes critérios: atender aos eixos temáticos do evento; enquadrar-se em alguma das três modalidades exigidas; ter relevância e aplicabilidade na saúde pública brasileira; contemplar as diretrizes do SUS e demonstrar o impacto e a repercussão das ações implementadas pelo proponente. 

O resultado final dos trabalhos selecionados será divulgado em 18 de novembro de 2021, no endereço saude.go.gov/jornada2021 e nas redes sociais da SES-GO e da Sesg. As experiências selecionadas para apresentação no evento poderão ser publicadas no formato de artigo na íntegra ou resumo expandido na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap), do Governo de Goiás. 

“A comissão organizadora está se empenhando ao máximo para entregar aos participantes de nosso evento o melhor conteúdo sobre inovação em pesquisa do Brasil. Somos ambiciosos e queremos transformar nossa Jornada Científica como um evento de referência em todo o País”, afirma Viviane Leonel Cassimiro, superintendente da Escola de Saúde de Goiás. 

SERVIÇO
1ª Jornada Científica Nacional e 5ª Jornada Científica da Secretaria de Estado de Goiás
Organização: Superintendência da Escola de Saúde de Goiás/Gerência de Pesquisa e Inovação/Coordenação de Pesquisa 
Realização: Superintendência da Escola de Saúde de Goiás da SES-GO
Inscrições: https://goias.gov.br/saude/jornada2021

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo