Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano serve ‘alimentação com carinho’

Pacientes e colaboradores da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu recebem as refeições com recados como “Sua vida é preciosa”

Dinalva Duarte, de 55 anos, internada no HCN, recebe refeição com recadinho carinhoso

“Essa sopinha contém amor”, “Sua vida é preciosa”, “Acreditar que você pode já é meio caminho andado”, “Tempestades não duram para sempre”… Aqui no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) ), localizado em Uruaçu, as refeições são feitas e servidas com muito carinho. Pacientes e colaboradores da unidade do Governo de Goiás recebem, toda semana, as marmitas com recados como esses. 

A paciente Dinalva Antônio de Souza Duarte, 55, que está internada há quase dois meses, disse que sente um alento quando a refeição chega, com os recadinhos. Os colaboradores também ficam motivados. 

A coordenadora de enfermagem da HealtytCare, Alessandra Moreira, enviou uma mensagem para a equipe da nutrição, para agradecer o gesto e parabenizar pela refeição que, segundo ela, “estava uma delícia”. 

Para a nutricionista do HCN, Rakel Fernandes Paiva, a harmonização de uma refeição causa um grande impacto no paladar de quem vai comer. “Uma comida colorida, por exemplo, dá impressão de frescor”, ressalta. Até o recipiente que receberá o alimento causa uma percepção diferente no sabor. Sendo assim, antes mesmo de abrir a marmita ou ler o recado, o paciente ou colaborador já se sente feliz”, explica.

De acordo com a nutricionista do restaurante Empório, responsável pelas refeições servidas na unidade e quem escreve as mensagens, Eduarda Sobrinho, é um gesto simples, pequeno, mas é feito para que possa acalentar pacientes e colaboradores em um momento tão delicado. “Desejo que essa tempestade termine em breve e que nosso olhar humanizado possa prevalecer em todas as situações.”

Adrianne Vitoreli (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo