Hemocentro Coordenador comemora Dia do Voluntariado com parceiros

Ação especial, realizada no sábado passado, com exposição de carros antigos, reúne mais de 60 doadores de sangue na unidade do Governo de Goiás

Colaboradoras do Hemocentro foram ver de perto Fusca 1978 em exposição

No dia 28 agosto, o Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz comemorou o Dia do Voluntário e, para a celebração, preparou uma ação especial, em conjunto com a Associação dos Proprietários de Carros Antigos – Apcar. Quem esteve na unidade do Governo de Goiás para doar sangue, pôde apreciar a exposição de carros. Ao todo foram coletadas 62 bolsas de sangue durante o evento.

Além da Apcar, o Hemocentro recebeu também os parceiros da Associação de Praças da Reserva do Exército (Aprex) Goiânia, Igreja Adventista do 7° Dia – Jardim Europa, Paróquia São João Batista – Goiânia, Instituto Federal – Extensão Trindade, Igreja Assembleia de Deus – Mairipotaba, Capitania Fluvial de Goiás e Sotreq.

Durante o evento, o comandante ajudante da Capitania Fluvial de Goiás, Helton Vieira, acompanhando da diretora-geral do Hemocentro Coordenador, Denyse Goulart, visitou o prédio da unidade de saúde. Segundo ele, o Hemocentro de Goiás é referência nacional. 

"Tive a honra de conhecer as instalações. Sou doador desde 1998 e tive a oportunidade de conhecer hemocentros de outros Estados. Toda estrutura física, de colaboradores nos leva a crer que o atendimento é do mais alto padrão que o Brasil pode fornecer aos doadores", comenta.

Espírito voluntário
Em um dia marcado pelo espírito voluntário, quem representou bem essa iniciativa foi o doador Daniel Vieira de Souza, comerciante de Mato Grosso do Sul. Ele veio para Goiás visitar o irmão, pastor da Assembleia de Deus da cidade de Mairipotaba, e realizou sua primeira doação de sangue.  "A sensação de ajudar pessoas que eu nem conheço é muito boa, pois hoje eu não preciso de uma doação, mas no dia de amanhã podemos precisar também. Temos que fazer o bem", afirma.

Quem também tirou o sábado para fazer o bem foi a missionária Natali Aparecida Barbosa da Silva, da Igreja Adventista do 7º Dia. Natural do Mato Grosso do Sul, ela está fazendo missão em Goiânia e decidiu doar sangue. "É uma sensação boa. Sinto que estou fazendo a minha parte, e através do meu sangue, eu estou salvando outra vida, estou ajudando outras pessoas a sobreviverem. Amo muito ajudar as outras pessoas, é uma forma de missão", ressalta Natali.

O diretor executivo e fundador da Apcar, Renato Capeleti, ficou muito feliz com a parceria e espera fazer mais ações como essa. "Foi bom, pois reunimos nosso hobby e também fizemos nossa ação social, no caso, doação de sangue. Isso, para nós, não tem preço. Satisfação imensa e a alegria muito maior em poder salvar vidas", enfatiza.

Fusca 1978
O militar Tarso Rocha da Silva também aproveitou o sábado para levar o Fusca ano 1978 para compor a exposição e fazer sua primeira doação de sangue no Hemocentro Coordenador. "Sempre doei em Minas Gerais. O objetivo maior é ajudar pessoas e aproveitar a exposição de carros antigos. O meu Fusca está na família desde zero quilômetro, ele é de 1978, e, desde então, permanece na família", comenta o militar.

Para Denyse Goulart, a ação foi positiva, pois conseguiu atingir um bom número de pessoas. A diretora ressalta, entretanto, que ainda é preciso mais constância nas doações, pois os estoques estão com um déficit de 20%. "A ação ajudou a reforçar os estoques da Rede Hemo e atender as 218 unidades de saúde no Estado de Goiás", destacou Denyse.

Flávia Rocha (texto e fotos)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo