Hetrin homenageia nutricionistas pelo dia 31 de agosto

Trabalho desse profissional na unidade do Governo de Goiás em Trindade é cuidar da alimentação dos pacientes, colaborando com sua recuperação e bem-estar

Nutricionista conversa com paciente na unidade do Governo de Goiás em Trindade: “olhar especial”

A alimentação saudável e equilibrada é muito importante para a saúde do corpo. E, no momento em que uma pessoa se encontra internada, o trabalho dos nutricionistas hospitalares que fazem parte da equipe multidisciplinar é fundamental para a recuperação dos pacientes. Neste 31 de agosto, quando é comemorado o Dia do Nutricionista, o Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) homenageia os profissionais que oferecem refeições equilibradas, com acolhimento, sabor, tempero, carinho e dedicação às pessoas.

Os nutricionistas têm um olhar especial para cada um dos pacientes, buscando sempre atender às necessidades específicas do tratamento, para que o enfermo receba a dieta adequada ao seu quadro clínico. A alimentação correta, de acordo com o perfil da pessoa internada, colabora para a redução dos riscos de infecção, auxilia nos processos de cicatrização e contribui para a melhora geral da saúde.

“Nós avaliamos todos os pacientes que são admitidos no hospital e realizamos a prescrição da dieta dentro das necessidades nutricionais individualizadas. Dessa forma, fazemos o acompanhamento desses pacientes, com visitas em todo período de internação, sempre registrando as evoluções e os cuidados nutricionais adequados”, afirma a supervisora da Nutrição Clínica, Wanessa Faria Sá.

Entre as responsabilidades da equipe de nutrição estão: elaborar o diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; prescrever dietas, com base no diagnóstico nutricional do paciente; registrar em prontuário a prescrição dietética e a evolução nutricional; planejar, elaborar e executar protocolos técnicos do serviço; planejar as atividades de assistência nutricional aos segundo níveis de atendimento em nutrição e determinar a alta nutricional, entre outros.

“É um grande desafio atuarmos durante a pandemia, e seguimos com as nossas responsabilidades, nossos cuidados e atenção a cada paciente, com amor e carinho, buscando sempre atender dentro dos protocolos estabelecidos dando o nosso melhor”, relata Wanessa Faria.

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo