HDT recebe maquinário que permite rastrear 100% de seus enxovais

Com sistema eletrônico, cabine permite leitura e pesagem das roupas da unidade do Governo de Goiás, bem como o rateio dos custos por setor

Coordenadores Jessé Chineles (suprimentos) e Rhafaella Valeria (lavanderia) recebem a nova máquina

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) recebeu esta semana um importante reforço para a rastreabilidade das peças de enxovais da unidade do Governo de Goiás. Trata-se de uma cabine que permite a realização, através de sistema eletrônico, da leitura e pesagem dos enxovais, o que possibilita, inclusive, rateio dos custos por setor.

O equipamento faz parte do hall de investimentos previstos no contrato da atual empresa prestadora de serviços de processamento de roupas e estará disponível para uso a partir da próxima semana. Recentemente, o hospital, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), teve também a renovação de todos os seus enxovais: unissex, lençóis, cobertores, pijamas e campos de centro cirúrgico.

Segundo a coordenadora de lavanderia, Rhafaella Valeria, o HDT chegou a um patamar que permite 100% de rastreabilidade interna de seus enxovais. “Cada peça do enxoval possui agora uma RFID (tecnologia que permite a identificação de itens por radiofrequência) e, graças à plataforma, não utilizamos mais controles manuais. Com processos e equipamentos adequados, tudo é automatizado. Fazemos gestão do inventário on-line e monitoramento do estoque de cada departamento”, pontuou. 

O diretor-geral da unidade, Bruno Almeida, aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso de sua gestão com o advento de tecnologias que permitam maior eficiência em saúde. “Sabemos que saúde não tem preço, mas tem custo. Sistemas como esse, além de permitir acesso a informações qualificadas e em tempo real, nos permitirão um maior controle e menor custo com o extravio de enxovais. Esse é um claro exemplo de ação eficiente que nos possibilita focar nossos recursos na qualificação da assistência prestada em nosso hospital.”
    
Igor Guimarães (texto e foto)/ISG
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo