Revista Científica do Governo de Goiás faz 1 ano de publicação contínua

Periódico editado pela Escola de Saúde Pública reúne 35 das 135 publicadas em seis anos de existência – o maior número da história da revista

Com edição contínua e acesso aberto (gratuito), a Resap é publicada apenas na versão eletrônica

Em um ano de publicação contínua, a Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago” (Resap) registra o maior número de publicações desde que foi criada. Em seis anos de existência, o periódico já contabiliza 135 publicações, sendo que 35 delas foram feitas nos últimos doze meses. 

Segundo a equipe editorial, a publicação contínua, o acesso aberto (gratuito) ao periódico e o padrão de qualidade da revista são os principais motivos do aumento das submissões. A “Atuação do fisioterapeuta nas ações de enfrentamento da Covid-19” (suplemento da Jornada Científica do Governo de Goiás) foi a publicação mais acessada nos últimos 12 meses (1.290 visualizações), seguida do artigo original intitulado “Traumatismo cranioencefálico no Brasil: análise epidemiológica”, com 1.268 acessos. 

Para a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro, o momento peculiar que estamos vivendo também colaborou para o aumento das publicações científicas. “A disseminação da ciência e da pesquisa como ferramentas para combate à pandemia causada pela Covid-19 motivou acadêmicos e pesquisadores a produzirem mais conteúdos e publicarem mais estudos”, afirma. 

A revista científica do Governo de Goiás é ferramenta importante para a divulgação de trabalhos científicos na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Publicado apenas na versão eletrônica, no https://www.revista.esap.go.gov.br, o periódico tem como missão disseminar o conhecimento científico, revisto por pares, desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das ciências da saúde, com ênfase em saúde pública, saúde coletiva, educação em saúde e gestão em saúde. 

Indexada no Latindex em catálogos 1.0 e no Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme/Conass), a Resap foi classificada com qualis C na lista preliminar da Capes divulgada em julho de 2019. Dentro das modalidades de textos científicos publicados na revista estão: artigos originais, relatos de experiência, revisões sistemáticas, revisões de literatura, estudo de caso e suplementos. 

Pesquisadores, acadêmicos e cientistas que tenham interesse na publicação de seus artigos na Resap podem acessar o passo a passo para submissão pelo link https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/passo-a-passo

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo