HDS recebe visita de autoridades da saúde de Rialma 

Comitiva do município do Vale do São Patrício conhece serviço do ambulatório de feridas crônicas da unidade do Governo de Goiás referência no Estado

Comitiva de Rialma com profissionais do HDS durante visita à unidade do Governo de Goiás

O HDS recebeu na manhã desta quinta-feira (22/07), a visita da secretária municipal de Saúde de Rialma, Kênia Naiva Dias; da enfermeira Raquel Barbosa Scalabrini Sousa; coordenadora de atenção básica, Laís Cordeiro de Lima; e o diretor de Regulação, Pedro Lucas Rodrigues Sousa. Os visitantes foram conhecer o trabalho do ambulatório de feridas crônicas da unidade do Governo de Goiás, para implantação de serviço semelhante no município do Vale do São Patrício. 
 
O grupo foi recepcionado pela diretora-geral do HDS, Mônica Ribeiro Costa, que falou aos visitantes sobre a história da instituição. Em seguida, a supervisora de enfermagem, Lys Bernardes Minasi, conduziu uma apresentação sobre ambulatório. Participou do grupo ainda o supervisor de planejamento e finanças da unidade, Rafael Moreira da Silva. 
 
Após apresentação, Kênia Naiva parabenizou o trabalho da instituição e explicou que a implantação do serviço em Rialma fará a diferença para a população local. “Temos muitos pacientes acamados com feridas crônicas e que necessitam de um cuidado especial. A partir disso, vimos a necessidade de implantar o serviço no nosso município. Acho fantástico o trabalho realizado pelo HDS. Durante a apresentação, percebi o quanto a instituição cresceu”, afirmou. 
 
Acompanhados por Lys Bernardes, o grupo se dirigiu ao ambulatório de feridas e conheceu os profissionais que atuam no setor, a estrutura e as particularidades dos atendimentos aos pacientes portadores de feridas crônicas. 
 
“Conhecer o trabalho do HDS foi muito válido para colocarmos em prática nosso projeto. Achei tudo muito organizado e bem estruturado. Nos deu um norte para a implantação do serviço no município”, afirmou Raquel Barbosa, que vai liderar o serviço em Rialma. 

Residência assistencial
Os profissionais conheceram também a residência assistencial e os pacientes moradores do HDS. “Os pacientes moradores recebem assistência de enfermagem em período integral”, explicou aos visitantes a supervisora de enfermagem.
 
O HDS é uma unidade de saúde destinada ao atendimento ao idoso e portadores de doenças crônicas. O ambulatório de feridas realiza em média mais de 3 mil procedimentos por mês e conta com 24 profissionais atuantes, entre eles, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Para Mônica Ribeiro, a visita desperta um sentimento de orgulho e cumprimento da missão. “É gratificante ver nossa instituição sendo exemplo para implantação de um projeto que será de grande relevância para os rialmenses”, destaca.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo