Hepatites virais são tema de palestra no Huapa

Ação em parceria com a SMS conta ainda com testagem rápida para os colaboradores da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia

Participantes da ação ainda puderam passar por testagem rápida que detecta até quatro doenças

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) chamou a atenção dos colaboradores, na manhã dessa segunda-feira (19/07), para o combate às hepatites virais. Todo mês de julho, o chamado Julho Amarelo reforça a importância de prevenir essa infecção silenciosa que atinge diretamente o fígado.

Na ação, realizada por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e com o apoio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Huapa, a chefe do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Daniele Prates, ministrou breve palestra sobre o assunto, que afeta cerca de 1,4 milhões de pessoas no mundo. 

A profissional detalhou os tipos de hepatites virais e quais as mais comuns no Brasil, como é a transmissão, o tratamento, o fluxo de atendimento para a pessoa que é diagnosticada e como evitar a doença. “Além de fazer essa orientação, o ideal é que as pessoas saibam que há como descobrir se estão com a doença, de forma gratuita, fazendo um teste rápido disponível na rede básica de saúde”, alertou aos profissionais da unidade do Governo de Goiás.

Os participantes tiveram ainda à disposição a testagem rápida para a detecção de hepatites B e C, sífilis e HIV/aids. Com algumas gotas de sangue, é possível descobrir em dez minutos se a pessoa tem alguma dessas doenças. “O exame é fácil, rápido, e a única dor que se sente é da picadinha no dedo. Hoje em dia, isso vale muito a pena, até mesmo porque os sintomas dessas hepatites são silenciosos. É uma forma de autocuidado”, reiterou o cipeiro Leandro Henrique Onório.

O evento contou com uma boa participação de colaboradores administrativos e assistenciais do hospital. A coordenadora do NVEH, Thelma Alves, agradeceu a parceria com o a Secretaria de Saúde de Aparecida no evento. “Unindo forças com as redes parceiras, é possível identificar casos e encaminhá-los aos tratamentos inerentes a cada patologia. Porém, vale a pena enfatizar a prevenção como maior cuidado a ser tomado”, frisou.

Yasmine de Paiva (texto e fotos)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo