HDT reduz infecções hospitalares em metade do prazo previsto

Unidade da SES-GO é um dos 120 hospitais públicos envolvidos em projeto do Ministério da Saúde que já evitou mais de 970 mortes em 18 meses

 

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), por meio do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, do Ministério da Saúde, conseguiu reduzir o índice de infecções hospitalares na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem como objetivo apoiar o SUS na promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira e reduzir infecções relacionadas à assistência à saúde.

A coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do HDT, Patrícia Lisboa, esteve em São Paulo recentemente para mostrar os resultados da unidade ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “O projeto tem como duração três anos. E, com a metade do tempo já realizado, o HDT conseguiu reduzir infecções no hospital, e em alguns casos, até zerar, após aderir à proposta”.

O projeto reúne 120 hospitais da rede pública do país e já evitou 2.888 infecções hospitalares e 978 óbitos com 18 meses de duração. O programa se estende até 2020 e tem como objetivo alcançar 50% de redução da incidência de infecções.

Patrícia Borges (texto), do ISG; Erusjenner (foto), da Comunicação Setorial 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo