Informatização do HRF torna ainda mais ágil atendimento à população

Unidade do Governo de Goiás em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, conta com novos computadores e um dos melhores softwares para integração de setores

Colaboradora acessa novo sistema, que aperfeiçoa os processos internos da unidade hospitalar

O Hospital Regional de Formosa, unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal, preza pela inovação, modernização e acolhimento aos seus pacientes usando o que há de melhor. Por isso, o hospital passa por constantes melhorias em sua estrutura, o que proporciona mais conforto e qualidade durante os atendimentos.

A última benfeitoria realizada na unidade administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) vai elevar ainda mais o nível de prestação de serviço. Trata-se de um novo sistema de rede de internet, usado nos melhores hospitais do País, que visa integrar todos os setores de maneira ágil, moderna e resolutiva.

A unidade implementou 38 novos computadores conectados ao recém-instalado software. A interface será usada pelos colaboradores de áreas como o laboratório proporcionando integração simultânea com os demais setores, facilitando a identificação e rastreabilidade de exames e aperfeiçoando todo o processo dessa cadeia.

Outra vantagem de ter sistemas informatizados em uma unidade hospitalar é a melhora na experiência da população. Atualmente, os pacientes admitidos no HRF são atendidos de acordo com o Protocolo Manchester, que já está totalmente integrado ao novo sistema.

Dessa forma, as demandas são identificadas por cores da seguinte maneira: azul (não urgente), espera de até quatro horas; verde (pouco urgente), espera de até 2 horas; amarelo (urgente), espera de até 1 hora; (laranja – muito urgente), espera de até 10 minutos; e vermelha (emergência), não há espera, o atendimento é imediato. Vale ressaltar que esse é um método de classificação amplamente aceito e utilizado pela comunidade médica.

Evolução tecnológica
A nova medida foi recebida por todos os colaboradores com muito entusiasmo e alegria. Para Fernando Fernandes, gerente de Facilites, a evolução tecnológica aliada ao atendimento humanizado que é praticado na unidade, é a chave para alcançar o sucesso das ações da unidade e de seus colaboradores.

“Acredito que estamos no caminho certo, pois a experiência do paciente é acompanhada, eletronicamente, desde a emissão da senha, triagem, cadastro, atendimento médico, medicação e ou exames, evoluções, alta ou internação”, lembrou o gerente.

Além desse avanço rumo à modernização total do HRF, a novidade ainda tem importância socioambiental. Isso porque, com a integração eletrônica dos mais variados setores da unidade, a ideia é que o uso frequente de papel diminua.

“A nossa preocupação também é com a responsabilidade social, por isso a opção pela informatização dos nossos processos, visto que isso eliminará o uso do papel com o fluxo do paciente feito via sistema”, destacou Vânia Fernandes, diretora do HRF.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo