Hugol comemora aniversário com marca histórica no cuidado ao paciente

Unidade de saúde do Governo de Goiás na capital ultrapassa a marca de 15 milhões de procedimentos, desde sua fundação, há seis anos

Entre os procedimentos realizados pelo Hugol, desde sua fundação, somam-se 111.615 cirurgias

 

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) comemora nesta sexta-feira, 6, seu sexto aniversário ultrapassando a marca de 15 milhões de procedimentos realizados, número que impressiona e reforça a qualidade dos atendimentos oferecidos pela unidade do Governo de Goiás.

“Essa é uma jornada de muito aprendizado, esforço e dedicação que nos fez crescer muito em tão pouco tempo. Os mais de 15 milhões de procedimentos oferecidos aos nossos usuários demostram a importância do Hugol na Saúde de Goiás”, afirma o diretor-geral da unidade do Governo de Goiás, Hélio Ponciano Trevenzol.

“Devemos ressaltar que mesmo com os desafios enfrentados desde abril do ano passado, quando o hospital se tornou uma das unidades de saúde do Estado referência no combate à pandemia, com atendimento aos pacientes pediátricos com síndromes respiratórias agudas e, posteriormente, também atendendo pacientes adultos, o Hugol sempre buscou a excelência na qualidade de seus serviços”, acrescentou Trevenzol.

Nestes últimos 12 meses, o hospital foi novamente destaque nacional, ao integrar o grupo de 18 unidades de saúde no País selecionadas para participar do projeto ReConecTAR, uma iniciativa conjunta da Johnson & Johnson, do Hospital Sírio-Libanês e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Também foi aceito no projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, para consagrar o compromisso da unidade com a ciência da melhoria assistencial.  

O Hugol iniciou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica em agosto de 2020, com o atendimento ambulatorial dos pacientes para a realização de triagem e exames iniciais, visando ao agendamento do procedimento cirúrgico, conforme disponibilidade de leito e condições clínicas das crianças atendidas. Por fim, confirmando a excelência de seus processos,  obteve sucesso na manutenção do certificado ONA 2 – Acreditado Pleno.

Hugol em números
O cuidado dedicado às vidas foi avaliado pelos usuários com 93% de satisfação, o que reflete a filosofia de trabalho voltada à humanização do atendimento e, acima de tudo, à resolutividade, com qualidade e segurança para os pacientes. 
Quanto à origem dos pacientes, 57% são moradores de Goiânia, principalmente da Região Noroeste, e 42%, de outros municípios de Goiás. Além disso, 1% dos atendimentos foi dedicado a pacientes de outros Estados, denotando a representatividade que o hospital tem obtido no âmbito nacional, como é o caso da unidade especializada em queimaduras.

Até junho de 2021, o hospital realizou 15.349.837 procedimentos, entre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (11.193.827), procedimentos cirúrgicos (111.615), exames (3.929.540), transfusões (59.861) e coletas de sangue (54.994).

Culto ecumênico
A unidade celebrou a data com um culto ecumênico no formato virtual, que contou com a participação de autoridades eclesiásticas, diretoria, pacientes e colaboradores da unidade de saúde e da superintendência da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), organização social que administra o Hugo. 

A celebração foi presidida pelo preletor espírita Lourivan Macedo Domingos, pelo pastor Rogério Bernardes da Mota e pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. O evento virtual contou ainda com uma apresentação musical da banda da Igreja Presbiteriana Vera Cruz.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos)/ Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo