Resap publica estudo que avalia cuidados paliativos por familiares de pacientes 

Estudo avalia compreensão de cuidados paliativos de pacientes que recebem tratamento no Crer, também unidade da rede de saúde do Governo de Goiás

Resap é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado pela Sesg apenas em meio eletrônico

Estudo que avalia a compreensão de cuidados paliativos pelos familiares de pacientes que recebem tratamento no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) está entre as três novas pesquisas científicas publicadas esta semana na Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap).   

Os outros dois artigos científicos abordam os seguintes temas: “Aspectos emocionais da lesão medular frente ao seu diagnóstico” (artigo original) e um estudo de caso sobre alterações estomatognáticas em paciente com trauma de face. 

O estudo sobre cuidados paliativos foi conduzido pelas psicólogas Carlinda Oliveira Braga, residente de psicologia em saúde funcional e reabilitação da unidade de saúde do Governo de Goiás; das mestras em psicologia Cristiane Soto Machado e em ciências da saúde Fernanda Guedes Afiune. 

Intitulado “A percepção da família sobre cuidados paliativos”, as pesquisadoras fizeram entrevistas com familiares de oito pacientes em cuidados paliativos em regime de internação no Crer. Como resultados, a amostra apontou um predomínio de mulheres responsáveis pelo cuidado junto a esses pacientes.
 
O estudo revela ainda que a maioria dos participantes não tem informações sobre cuidados paliativos antes da internação do paciente. Há também dificuldade da família em receber a notícia sobre cuidados paliativos em relação ao parente. 

A promoção do conhecimento, comunicação efetiva e conscientização dos familiares no processo que envolve os cuidados paliativos são indispensáveis para a melhor condução das propostas da equipe e coesão do tratamento. 

Livre e gratuito
A Resap é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado continuamente pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, apenas na versão eletrônica e disponível pelo endereço https://www.revista.esap.go.gov.br/

Tem como missão disseminar o conhecimento científico, revisto por pares, desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das ciências da saúde, com ênfase em saúde pública, saúde coletiva, educação em saúde e gestão em saúde. 

Os manuscritos em português, inglês ou espanhol e submetidos para análise devem ser originais, não ter sido previamente publicados ou apresentados em outros periódicos. 

A Resap está indexada no Latindex, em Catálogos 1.0, e no Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde BVS/Bireme. Foi classificada com qualis C na lista preliminar da Capes divulgada em julho de 2019. 

Gabriela Dutra (texto e foto)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo