HEMNSL realiza visitas para vinculação de gestantes à maternidade

Programa realizado pela unidade do Governo de Goiás busca fortalecer a articulação entre a rede básica, média e de alta complexidade

Equipe do HEMNSL preparada para acompanhar as gestantes em visita à unidade

Com objetivo de assegurar que toda gestante assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenha direito à vinculação prévia a uma maternidade, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promovendo o projeto de vinculação, instituído pela Lei n° 11.634 de 2007. Com esse objetivo, as equipes da Gerência de Enfermagem da Unidade de Internação Obstétrica e do Serviço Social do hospital realizam visitas nos Centros de Saúde (CS) do Distrito Campinas—Centro.

O programa de vinculação busca fortalecer a articulação entre a rede básica, média e de alta complexidade, identificando os centros de saúde e maternidades de referência localizados no mesmo território e,  assim, vinculando as grávidas à maternidade na qual, possivelmente, poderão realizar o seu parto. O intuito é para que a gravidez, o parto e o pós-parto sejam vivenciados com segurança e tranquilidade pelas gestantes usuárias do SUS.

A gerente de enfermagem do HEMNSL, Angelita de Carvalho Sá, explica que a unidade do Governo de Goiás iniciou as visitas nos CS do Distrito Campinas-Centro, no qual a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes está localizada. 

“Até o final do mês de junho, todas as unidades básicas de saúde dessa região serão contempladas com as nossas visitas. O objetivo do hospital é facilitar essa articulação e oferecer a oportunidade de a gestante conhecer a maternidade a qual está vinculada, logo no início do pré-natal.”

A vinculação da gestante com o hospital favorece o nascimento humanizado, pois propicia conhecimento, conforto e segurança para a gestante. “A visita à nossa maternidade permite à gestante reduzir a ansiedade comum ao período de internação para a realização do parto, conhecer as instalações e a nossa equipe de profissionais, além de ser uma ótima oportunidade para se informar e tirar dúvidas”, ressalta Angelita.

Patrícia Borges (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo