HDS promove último módulo do curso Como escrever um relato de caso

Ministrado pela cirurgiã-dentista Andreia Assis Carvalho, curso foi dividido em cinco módulos e abordou os aspectos fundamentais sobre o tema

Curso foi ministrado pela cirurgiã-dentista do HDS Andreia Assis Carvalho

A Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – CEPT/HDS concluiu em maio o curso “Como escrever um relato de caso", ministrado pela cirurgiã-dentista do HDS, Andreia Assis Carvalho. O curso foi dividido em cinco módulos e abordou os aspectos fundamentais para elaboração de um relato de caso. A profissional explica que o relato de caso é um trabalho que descreve um caso ou uma vivência importante para a área e que possa contribuir com futuros estudos. 
 
A profissional afirma ainda que estar à frente do projeto foi também uma troca de conhecimento. “Ministrar o curso foi um grande aprendizado. Enquanto corrigia as atividades que os alunos me enviavam, aprendia um pouco da atuação de cada área profissional dos participantes. Após assistirem às aulas gravadas, havia um momento de tutoria, no qual os participantes sanavam dúvidas e apresentavam suas experiências." 

Desde o início do curso, os participantes receberam a missão de redigirem relatos de casos. “Esses trabalhos serão apresentados na próxima Jornada Científica Integrativa da Agir, além de os artigos poderem ser submetidos em revistas científicas”, explica Andreia. No último módulo, os participantes aprenderam sobre os critérios a serem seguidos para publicação e divulgação dos trabalhos.
 
“Participar do curso agregou possibilidades quanto à produção científica. As aulas elucidaram não apenas a importância da sistematização e estruturação dos relatos, como também promoveu um ordenamento científico das experiências assistenciais dentro do HDS. A análise dos casos e experiências provocadas pelo curso geram oportunidade de melhorias da qualidade dos serviços/atendimentos e nos direcionam a novas pesquisas” afirma a supervisora de reabilitação física do HDS, Fernanda Silva Rocha.
 
A prática do ensino e pesquisa na área da saúde se torna primordial para o aperfeiçoamento da habilidade de produzir conhecimento e assegurar uma assistência de qualidade nos serviços oferecidos à sociedade. A CEPT do HDS atua com o propósito de fomentar a integração entre ensino e pesquisa científica, promovendo o aprimoramento dos profissionais e assim, contribuir com a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população.
 
Andreia integra à comissão como presidente e ressalta que “nessa nova estruturação da CEPT, traçamos como objetivo apresentar aos profissionais a articulação existente entre a pesquisa e o ensino nas atividades do hospital. As videoaulas disponibilizadas, ao mesmo tempo em que orientavam a prática diária dos profissionais, mostraram que as informações ali contidas vinham de resultados de pesquisa. Assim, conseguimos, neste primeiro semestre, despertar o interesse de alguns profissionais do HDS em fazer pesquisa. Os projetos de pesquisa já estão em construção e, logo mais, teremos os frutos desses trabalhos.”

Naiclea Silva/Agir

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