Hemorrede Pública de Goiás vai funcionar nesta sexta-feira

Com déficit de 20%, objetivo da unidade do Governo de Goiás é abastecer os estoques de sangue para pacientes do Estado

Aumentar número de bolsas na Hemorrede é o objetivo da decisão do funcionamento na sexta-feira

Nesta sexta-feira, 4 de junho, ponto facultativo no Estado, todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás vão funcionar normalmente para a doação de sangue. O déficit dos estoques está em 20%, e a decisão tem como objetivo aumentar o número de bolsas de todas as unidades do Governo de Goiás. 

Os voluntários podem se dirigir a qualquer unidade e efetuar a doação em Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. Para maior comodidade, o doador também deve efetuar o agendamento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Para a diretora-geral da Hemorrede Pública, Denyse Goulart, a ação é importante para melhorar o déficit dos estoques no Estado, sobretudo de plaquetas, pois a validade é de apenas cinco dias. "Por causa do feriado prolongado, as pessoas viajam, e isso pode ocasionar acidentes e, consequentemente, um aumento do consumo dos hemocomponentes. E também com o aumento de casos de covid-19, a demanda por sangue e demais derivados aumenta", ressalta a diretora.

Nova Hemocentro
Inaugurado no dia 1º de junho (leis mais clicando aqui), o Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz conta agora 12 novas cadeiras para a coleta convencional de sangue e outras 4 para a coleta de plaquetas por aférese, que estão em uma sala exclusiva. Com isso, além de reduzir o tempo de espera no atendimento, o Hemocentro oferece um ambiente mais confortável aos doadores de sangue. A capacidade também aumentou, passando de 190 coletas por dia para 360.

Quem pode doar
Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco para o coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após o alívio dos sintomas.

A orientação é para que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457 e que não deixem de usar máscara, cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.

SERVIÇO
Local: Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Hemorrede no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.
Horário: das 8 às 18 horas.
Agendamento: agenda.hemocentro.org.br ou 0800 642 0457

Flávia Rocha (texto e foto)/Idetch

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo