HDS conscientiza colaboradores e pacientes no Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Durante todo o dia, unidade do Governo de Goiás realiza aferição de pressão e distribuição de informativos com dicas relevantes relacionadas ao tema

Maria Madalena tem sua pressão aferida no HDS: “Demonstração de carinho e cuidado da instituição”

Na segunda-feira, 17 de maio, foi considerado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial. E, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados e atitudes necessárias para a prevenção da doença, a equipe de enfermagem do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) realizou durante todo o dia aferição de pressão e distribuição de informativos com dicas relevantes relacionadas ao tema. A iniciativa foi voltada para os colaboradores e pacientes da unidade do Governo de Goiás.

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica de alta prevalência mundial e se caracteriza pela elevação persistente da pressão arterial. A cardiologista do HDS, Eliana Louzeiro Tiago, explica ser uma doença multifatorial, ou seja, tem várias condições que podem levar o indivíduo a se tonar hipertenso. "Entre os fatores de riscos, os mais importantes são: condição genética, obesidade, alimentação rica em sal, gorduras, estresse, sedentarismo e tabagismo", esclarece.

A profissional ressalta ainda que a pressão arterial alterada pode provocar danos a vários órgãos, como coração, rins, cérebro, entre outros. E, para garantir o equilíbrio da pressão arterial, é preciso manter hábitos saudáveis, reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio, fazer atividade física regularmente. É importante ainda aferir a pressão periodicamente.

Para a paciente Maria Madalena foi uma ação muito importante para reforçar a importância da prevenção. "É uma oportunidade que nos proporciona tranquilidade, chegar aqui hoje e poder aferir minha pressão é uma demonstração de carinho e cuidado da instituição com os pacientes", ressalta.

A supervisora de enfermagem, Lys Bernandes Minasi, ressalta a importância da ação. "É uma iniciativa que permite orientar os pacientes e reforçar a relevância do diagnóstico precoce para prevenção de outras doenças." A ação foi organizada seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Naiclea Silva (texto e foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo