Goiás Mais Competitivo e Inovador mostra avanço em projetos

Dados apresentados na décima reunião nível G1 do Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), presidida pelo governador Marconi Perillo e coordenada pelo secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, na tarde desta segunda-feira (20/11), demonstraram avanços nos projetos e entregas nas principais áreas no Estado.

Dados apresentados na décima reunião nível G1 do Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), presidida pelo governador Marconi Perillo e coordenada pelo secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, na tarde desta segunda-feira (20/11), demonstraram avanços nos projetos e entregas nas principais áreas no Estado. Segurança pública, habitação, saúde, educação, infraestrutura, entre outras, atingiram resultados significativos ao longo de 2017.

Entre os indicadores mais expressivos apresentados, estão os da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Os dados compilados pela equipe do Observatório de Segurança Pública da SSPAP revelam queda nos índices de homicídios e de crimes violentos letais intencionais (CVLI) entre 2015 e 2016 (de 43,9 para 37,3 por 100 mil habitantes e de 43,2 para 39,3, respectivamente), o que fará Goiás melhorar sua posição no ranking nacional.

Além desses dados, já consolidados, o secretário Ricardo Balestreri listou os números de 2017, que apontam redução em todos os 12 crimes prioritários monitorados pela SSPAP. No caso dos homicídios, o recuo até outubro foi de 12,29%. O número de latrocínio teve uma queda ainda maior, com 40,13% casos a menos que no mesmo período de 2016. Já o roubo de veículo diminuiu 27,46% até agora.

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) também relacionou os avanços obtidos no escopo do GMCI. Entre 2016 e 2017, foram entregues 6.723 unidades habitacionais, sendo que 190 delas com energia fotovoltaica. Para 2018, a expectativa é de que mais 9.499 unidades sejam entregues e outras 10.870 sejam contratadas.

Na área de infraestrutura, a Agência Goiana de Obras (Agetop) informou que, este ano, 1.844 quilômetros de rodovias foram sinalizadas. Já as duplicações das rodovias GOs 070 e 080 devem estar concluídas no primeiro trimestre de 2018, totalizando 93 quilômetros de extensão.

A Secretaria Estadual de Saúde destacou a diminuição de 48% nos casos de dengue, de 60% nos casos de zika e de 76% no número de gestantes com zika positivo. Essa queda na infecção de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti tem impacto direto na redução da mortalidade infantil, que é uma das metas da SES dentro do Goiás Mais Competitivo e Inovador.

O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, ressaltou que a Aliança Municipal, tem contribuído para a convergência de esforços entre o Governo de Goiás e as prefeituras com foco em ações de responsabilidade dos dois entes federativos, também tem evoluído. De acordo com o balanço apresentado ao governador Marconi Perillo, 82,6% dos planos de ação municipais foram entregues até aqui.

Comunicação Setorial – Segplan

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo